Google suspende vendas de anúncios na Rússia

Decisão acontece na esteira de sanções econômicas ao país motivadas pela invasão à Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paresh Dave
Bangalore | Reuters

O Google parou de vender publicidade online na Rússia, uma decisão que abrange buscas, YouTube e parceiros de publicação externos. A decisão acontece na esteira de inúmeras sanções econômicas ao país, motivadas pela invasão à Ucrânia que iniciou uma guerra há nove dias.

"À luz das circunstâncias extraordinárias, estamos pausando os anúncios do Google na Rússia", disse a empresa em comunicado. "A situação está evoluindo rapidamente e continuaremos compartilhando atualizações quando apropriado."

Logo do Google em Manhattan, Nova York - Andrew Kelly - 17.nov.2021/Reuters

Anteriormente, o Google havia proibido a mídia estatal russa de comprar ou vender anúncios por meio de sua tecnologia. Também invocou sua política de eventos sensíveis, que proíbe o marketing que busca tirar proveito da guerra, com exceção de protestos ou anúncios antiguerra.

Na quinta-feira (3), o regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, disse ao Google para parar de exibir anúncios no YouTube com "informações políticas falsas" sobre a Ucrânia que visavam "desinformar o público russo" sobre os eventos atuais, informou o Wall Street Journal.

O banco de dados de negócios Spark mostrou no ano passado que o faturamento do Google na Rússia em 2020 foi de 85,5 bilhões de rublos (R$ 4 bilhões).

No último sábado (26), o Facebook tomou a mesma medida. "Estamos proibindo os meios estatais russos de veicularem anúncios ou de monetizarem em nossa plataforma em qualquer lugar do mundo", disse no dia o diretor de política de segurança da rede social, Nathaniel Gleicher, no Twitter.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.