Descrição de chapéu PIB

Governo ressalta recuperação do PIB a níveis pré-pandemia

Economia diz que é necessário monitorar cenário internacional e se mostrar seguro para investimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério da Economia afirmou nesta sexta-feira (4) que o país recuperou o nível de atividade observado antes da pandemia de Covid-19, mostrando uma retomada em V. Apesar disso, a pasta disse que é necessário monitorar o que chamou de cenário internacional adverso.

Mais cedo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 4,6% em 2021, após um tombo de 3,9% provocado pela pandemia em 2020.

"Os dados confirmam a recuperação em V tal como constantemente alertado pelo ministro Paulo Guedes [Economia]. Isso mostra, uma vez mais, o acerto da nossa política econômica nesse período", afirmou Adolfo Sachsida, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do ministério.

Paulo Guedes, ministro da Economia, no auditório da Imprensa Nacional, em Brasília - Pedro Ladeira - 25.fev.2022/Folhapress

A pasta comemorou o resultado mesmo ele tendo ficado abaixo da previsão oficial feita pelo governo, que era de 5,1%. O ministério calcula que o PIB acumulado de dois anos é o segundo maior do G7, ficando abaixo apenas dos Estados Unidos.

O resultado gera um carregamento estatístico de 0,3% para o PIB de 2022, segundo o ministério. Além disso, a pasta considera que há fatores positivos para 2022 —como a continuidade da retomada do mercado de trabalho.

Apesar disso, a pasta afirma que é necessário monitorar a evolução do cenário internacional em virtude da guerra na Ucrânia. Daqui a duas semanas, o ministério vai divulgar suas novas projeções para 2022 (hoje, é esperado um crescimento de 2,1% para este ano)

A Secretaria de Política Econômica afirma que, com o cenário internacional adverso, cabe ao Brasil mostrar que é um porto seguro para os investimentos privados. Para isso, defende manter a agenda de reformas e fortalecer o mercado de capitais e de crédito.

"Queremos mostrar ao mundo que estamos alinhados às democracias internacionais e que o Brasil é um porto seguro para o investimento nesse momento", disse Sachsida.

Mais informações em breve.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.