Descrição de chapéu Aeroin Rússia tecnologia

Jovem famoso por rastrear Elon Musk agora rastreia bilionários russos

Adolescente começou acompanha paradeiro de alguns dos executivos mais ricos da Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Ferreira
São Paulo | Aeroin

No mês passado, o jovem Jack Sweeney ficou famoso pela repercussão de uma de suas contas no Twitter, através da qual monitora e divulga cada voo do jatinho do bilionário Elon Musk. Agora, o adolescente de 19 anos voltou seu talento para um novo assunto: os oligarcas russos.

Para isso, ele criou uma nova conta, chamada de Russian Oligarch Jets, e começou a rastrear o paradeiro de alguns dos executivos mais ricos da Rússia, postando quando e onde suas aeronaves decolam e pousam. O feed automatizado postou seu primeiro tuíte no domingo e já conta com 146 mil seguidores.

A Russian Oligarch Jets rastreia o paradeiro de alguns dos executivos de negócios mais ricos da Rússia, postando quando e onde suas aeronaves decolam e pousam - Aeroin

​Sweeney criou a conta num momento em que muitos desses oligarcas passaram a figurar das listas de sanções colocadas em resposta à agressão russa à Ucrânia, na última semana. Nos últimos dias, os jatinhos e helicópteros começaram a ser reposicionados para países neutros, para evitar que fossem apreendidos –e tudo passou a ser mostrado na conta do rapaz.

A conta da Oligarch Jets já rastreou vários voos de aeronaves do bilionário russo Roman Abramovich, incluindo uma viagem do Gulfsteam G650 na manhã de 1º de março. Dezenas de jatos estão sendo monitorados pelo rapaz.

Ele não parou por aí, mas criou uma outra conta, nomeada Russian VIP & Putin Jets para rastrear voos em aviões registrados para Putin e VIP do governo russo, embora Sweeney tenha alertado para não esperar que fosse muito preciso porque havia vários aviões e não há tantos dados de voo disponíveis na Rússia quanto em outros lugares.

O último rastreamento desta conta envolveu um voo de um Ilyushin IL-96 a serviço do governo russo, que pousou em Moscou seis horas atrás.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.