Descrição de chapéu Games games tecnologia

Nintendo adia novo The Legend of Zelda, e ações caem 6%

Lançamento da sequência de Breath of the Wild, de 2017, passou para o segundo trimestre de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sam Nussey
Tóquio | Reuters

As ações da Nintendo caíram 6% nesta quarta-feira (30) após o anúncio do adiamento do lançamento da esperada sequência do game "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" para 2023.

A queda ocorre depois que as ações da Nintendo subiram 25% no acumulado do ano até o fechamento de terça-feira (29), afastando preocupações de que o console Switch possa ter atingido um pico de vendas. A empresa atualizou o sistema operacional do videogame em outubro e lançou de um título da franquia bilionária "Pokémon" em janeiro.

Pessoa passa em frente a tela que mostra uma garota loira e caracteres japoneses
Tela exibe cena do jogo "The Legend of Zelda" - Behrouz Mehri/AFP

A Nintendo se prepara para lançar o novo Zelda em uma indústria que recentemente viu o lançamento dos jogos de aventura "Elden Ring", da Kadokawa e Bandai Namco, e "Horizon Forbidden West", da Sony.

Ainda sem título oficial, a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, lançado em 2017, é motivo de grandes expectativas pelos fãs da franquia. No Metacritic, plataforma agregadora de críticas de games, o título figura em 14° na lista dos melhores jogos de todos os tempos.

Dentro da franquia, Breath of the Wild só é superado por Ocarina of Time, de 1998, que está em 1° lugar na mesma lista.

O anúncio do adiamento foi feito em vídeo veiculado nas redes sociais da empresa japonesa. "Decidimos estender um pouco o nosso tempo de desenvolvimento, adiando o lançamento para o segundo trimestre de 2023", disse Eiji Aonuma, produtor dos jogos Legend of Zelda.

"Para que a experiência com esse jogo seja especial, todo o time de desenvolvimento continua a trabalhar com afinco, então, por favor, esperem mais um pouco", completou.

Apesar do atraso de Zelda, a Nintendo tem um forte conjunto de lançamentos para 2022, como o game de tiro online "Splatoon 3", previsto para meados do ano, e mais dois títulos de Pokémon programados para serem lançados no final do ano.

"Se há um ano em que a Nintendo pode se dar ao luxo de adiar Zelda, é este ano", disse Serkan Toto, fundador da consultoria Kantan Games. "O ano fiscal ainda nem começou e eles anunciaram todos esses títulos de grande sucesso", acrescentou.

Os jogos desenvolvidos internamente, ou seja, pela própria Nintendo, representaram 84% das vendas de software da Nintendo no terceiro trimestre encerrado em dezembro. O console Switch acumula vendas de mais de 100 milhões de unidades, com mais de 750 milhões de jogos comercializados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.