Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Rússia revive programa de apoio a empresas da pandemia

Invasão da Ucrânia desencadeou onda sem precedentes de sanções ao país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

A Rússia está retomando um programa de suporte a empresas na esperança de protegê-las dos efeitos das sanções internacionais após o início da guerra na Ucrânia. O programa revive medidas tomadas em 2020, após a pandemia do coronavírus.

A invasão da Ucrânia pela Rússia à Ucrânia em 24 de fevereiro desencadeou uma onda sem precedentes de sanções econômicas e financeiras do Ocidente e seus governos aliados. Empresas também estão fechando ou suspendendo negócios na Rússia.

Casa de câmbio em São Petersburgo - Olga Maltseva - 2.mar.2022/AFP

Em comunicado, o governo russo disse que estava propondo um "pacote abrangente", apresentado pela primeira vez como um conjunto de medidas anticrise em 2020, para "apoiar a economia e os negócios ante as sanções externas".

As medidas vão incluir garantias estatais que permitam às empresas reestruturar empréstimos ou fazer novos, assim como acessar subsídios que ajudem a cobrir custos.

As empresas mais relevantes também ficarão isentas de testes de estresse financeiros, de acordo com o governo.

Entre os setores que se beneficiaram do suporte durante o período mais grave da crise da Covid-19 estão os bancos e a aviação.

O presidente Vladimir Putin disse no sábado que as sanções do Ocidente contra a Rússia eram semelhantes a uma declaração de guerra e defendeu a invasão da Ucrânia, dizendo que Moscou precisava proteger seus próprios interesses e os dos falantes de russo no país em guerra.

As sanções abalaram as perspectivas de uma economia dependente de commodities, que já sofria com uma inflação de 9% antes da invasão.

A Bolsa de Valores de Moscou está fechada desde 25 de fevereiro, após cair abruptamente. Mas o rublo, moeda local que normalmente seria sustentada pelo petróleo —principal exportação da Rússia— perdeu mais de 40% do seu valor este ano, apesar de o Banco Central russo ter dobrado sua taxa básica de juros na semana passada.

Nesta segunda (7), feriado na Rússia, o rublo estava sendo cotado a 131 por dólar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.