Descrição de chapéu Rússia

Shell para de comprar petróleo da Rússia e pede desculpas

Empresa diz que vai fechar postos de combustíveis no país por causa do conflito com a Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yadarisa Shabong
Bengaluru (Índia) | Reuters

A Shell pediu desculpas na terça-feira (8) por comprar petróleo bruto da Rússia na semana passada. A empresa disse que irá se retirar completamente de qualquer envolvimento em combustíveis fósseis sobre a invasão do país à Ucrânia.

"Estamos perfeitamente cientes de que nossa decisão na semana passada de comprar uma carga de petróleo bruto russo não foi correta e lamentamos", disse o presidente-executivo da Shell, Ben van Beurden.

A Shell comprou um carregamento de petróleo bruto russo da trader suíça Trafigura na janela de carregamento da S&P Global Platts dos portos do Báltico a uma baixa recorde do Brent, a menos de US$ 28,50 (R$ 144) o barril, segundo traders disseram na última sexta-feira (4).

Na semana passada, a empresa disse que sairia de todas as suas operações russas, incluindo a Sakhalin 2 LNG, na qual detém uma participação de 27,5%, e que é 50% de propriedade e operada pelo grupo de gás russo Gazprom.

Ilustração do logo da Shell e bandeira da Rússia vistos por meio de vidro quebrado - Dado Ruvic - 1.mar.2022/Reuters

A Shell juntou-se a uma série de empresas que disse abandonar sua participação de 19,75% na gigante petrolífera russa Rosneft.

Porém, ainda era uma das poucas ocidentais a continuar comprando petróleo bruto da Rússia desde que o conflito na Ucrânia se intensificou.

A empresa britânica de energia disse que mudaria sua cadeia de fornecimento para remover volumes do país atingido pelas sanções o mais rápido possível e fecharia seus postos de combustíveis e operações de combustíveis e lubrificantes de aviação no território.

A empresa disse que a mudança na cadeia de suprimentos pode levar semanas para ser concluída e irá diminuir o rendimento em algumas de suas refinarias.

A retirada de produtos petrolíferos russos, gás de gasoduto e GNL (gás natural liquefeito) será de forma faseada

A empresa também planeja encerrar seu envolvimento no gasoduto Nord Stream 2 Baltic, que liga a Rússia à Alemanha, que ajudou a financiar como parte de um consórcio.

A Reuters informou na segunda-feira (7) que os Estados Unidos estavam dispostos a avançar com a proibição das importações de petróleo russo sem a participação de aliados na Europa à luz da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Os preços do petróleo atingiram seus níveis mais altos desde 2008 devido a atrasos no potencial retorno do petróleo iraniano aos mercados globais e porque os Estados Unidos e aliados europeus consideram proibir as importações russas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.