Descrição de chapéu Imposto de Renda

Veja como declarar o Imposto de Renda 2022 em 30 minutos

Contribuinte obrigado a enviar a declaração não pode perder o prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​​Os contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda têm menos de um mês para enviar o documento à Receita Federal. O prazo final termina às 23h59 do dia 31 de maio.

Dependendo do tipo de declaração, é possível prestar contas em até 30 minutos.

Leão do Imposto de Renda 2022
Leão do Imposto de Renda 2022 - Catarina Pignato

A Folha conversou com especialistas em Imposto de Renda que indicaram o que é essencial para fazer o documento em um prazo curto.

Todos eles afirmam que o preenchimento da declaração em até 30 minutos é possível para quem não tem tantos dados a declarar.

Os especialistas também listaram o que não pode faltar na declaração e quais os cuidados que o contribuinte deve ter antes de enviar o documento. A principal dica é ter a documentação consigo, especialmente as que comprovam a renda recebida. Atualmente, isso é mais fácil, pois a maioria dos informes está na internet.

Veja as cinco principais dicas para declarar o IR em 30 minutos

  1. Importe os dados da declaração do ano anterior ou use a pré-preenchida

    Neste ano, a Receita liberou a possibilidade de fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. A novidade vale para quem tem conta prata ou ouro no gov.br e é uma opção para quem tem pressa em declarar o IR porque os dados já estão previamente preenchidos. Basta conferi-los, mudar o que precisa e salvar para enviar. Quem não tem acesso à funcionalidade pode importar os dados da declaração de 2021, o que vai agilizar, pois informações como identificação pessoal, fonte pagadora e despesas dedutíveis, além de bens e direitos, serão copiados do IR anterior

  2. Tenha todos os documentos

    A organização dos documentos é essencial para garantir que não haverá erros no IR, dizem os especialistas. Tenha consigo o holerite ou recibos de verba salariais, o comprovante do banco com o valor do saldo na conta bancária em 31/12/2021, além de recibos de médicos, de escola (se estudar ou tiver algum dependente estudando) e os dependentes, se for o caso

  3. Não se esqueça de informar os rendimentos tributáveis recebidos no ano

    Os rendimentos considerados tributáveis pela Receita não podem ficar de fora. Esse é o principal motivo de malha fina hoje no país. Tenha consigo o informe de rendimentos da empresa e fique atento na hora de preencher os valores recebidos. Não erre os números, não esqueça de conferir as vírgulas e não se confunda com os zeros Os rendimentos considerados tributáveis pela Receita não podem ficar de fora. Esse é o principal motivo de malha fina hoje no país. Tenha consigo o informe de rendimentos da empresa e fique atento na hora de preencher os valores recebidos. Não erre os números, não esqueça de conferir as vírgulas e não se confunda com os zeros

  4. Declare as despesas para ter restituição

    Quem pagou por consulta com médico de qualquer especialidade, teve gastos com dentistas, pagou por exames e teve outras despesas médicas que garantem dedução precisa do recibo para conseguir aumentar a restituição ou diminuir o IR a pagar. Se ainda não pegou os comprovantes, busque-os com as fontes que prestaram os serviços. Quem mora na cidade de São Paulo pode pegar os dados no site da Nota do Milhão, onde ficam registradas notas fiscais de serviços prestados

  5. Escolha o modelo da declaração, faça um pente-fino e envie o IR

    Antes de enviar o IR à Receita, é preciso escolher o tipo de tributação, se por deduções legais ou pelo desconto simplificado. O programa mostra, abaixo, à esquerda, qual é mais rentável. Depois de ter a certeza do modelo, faça um pente-fino, checando todas as fichas. Em seguida, clique no botão "Verificar pendências" (as pendências vermelhas impedem o envio; as amarelas, não) e, depois, vá em enviar

Além disso, neste ano, é possível contar com a declaração pré-preenchida, que traz os dados informados previamente por empresas e prestadores de serviço ao Fisco. A opção, no entanto, está disponível apenas para quem tem senha gov.br nível prata ou ouro.

"Se o contribuinte tiver uma declaração simples, sem muitos dados a serem preenchidos, ou até se ele utilizar a declaração pré-preenchida, é possível declarar o imposto em até 30 minutos. Só tem que ressaltar que é importante tomar cuidado e revisar a declaração", afirma Daniel Nogueira, especialista em Imposto de Renda do Grupo Crowe Macro.

Renata Soares Leal Ferrarezi, advogada tributarista e consultora de empresas, dá um passo a passo simples para não errar ao fazer o IR em 30 minutos: baixar o programa o quanto antes, preencher todas as fichas conforme os dados dos informes de rendimentos, não se esquecer de nenhuma renda recebida, não deixar de colocar o CPF dos dependentes, informar os bens e fazer a revisão da declaração no final.

"Embora pareça complexa a elaboração e a entrega da declaração de Imposto de Renda, é possível sim fazê-la em apenas 30 minutos. Basta seguir esses passos", afirma a especialista.

Valdir Amorim, coordenador tributário do IOB, lembra que o preenchimento da declaração em 30 minutos depende da complexidade dos dados que devem ser informados ao fisco. "É possível até fazer em cinco minutos, mas vai depender do volume do patrimônio, da complexidade da declaração", afirma.

Ele indica aos contribuintes que estejam com os documentos e comecem a preencher pelo modelo completo, no qual são informadas toda a renda recebida e as despesas. No entanto, se o trabalhador tiver apenas uma fonte de renda e poucas deduções, o consultor indica que ele opte pelo desconto simplificado, preenchendo os dados básicos de renda, gastos e bens.

A opinião é compartilhada por Sandro Rodrigues , economista, contabilista e fundador da Attend Assessoria Consultoria e Auditoria S/S. Segundo ele, o desconto simplificado de R$ 16.654 substitui a declaração por deduções legais e é uma forma mais fácil cumprir o prazo de entrega do IR neste ano.

"Se o modelo da declaração for simplificado, os gastos dedutíveis deixam de ser prioritários, pois há um limite de deduções."

O consultor afirma ainda que uma das coisas mais importantes para quem declara em 30 minutos é fazer a conferência, no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal), para saber se está tudo certo com o documento, se ele foi processado ou não.

"A sugestão é o contribuinte analisar o que eventualmente faltou e, nesse momento, fazer a declaração retificadora, completando com os dados que, na pressa, não foram colocados", afirma.

Receita recebe 9,3 milhões de declarações

A Receita Federal recebeu, até as 11h desta quarta-feira (30), 9,3 milhões de declarações do Imposto de Renda. O número está bem abaixo da expectativa do fisco para este ano, de receber 34,1 milhões de documentos até o final do prazo.

É possível fazer o preenchimento da declaração no computador, tablet, celular e online, por meio do e-CAC. Também é possível começar a preencher em uma plataforma e terminar em outra. Essa funcionalidade, no entanto, está disponível apenas para quem tem conta prata ou ouro no sistema gov.br.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.