Autoridades belgas fecham fábrica de chocolates Kinder após surto de salmonela

UE investiga casos suspeitos relacionados a Kinder Surpresa, que não foi vendido ao Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Francesco Guarascio
Bruxelas | Reuters

A AFSCA (Agência Belga de Segurança Alimentar) anunciou, nesta sexta-feira (8), o fechamento de uma fábrica de chocolates Kinder que foi fonte de um surto de salmonela em pelo menos nove países na Europa. O órgão diz que a Ferrero, grupo italiano proprietário da marca, forneceu informações incompletas sobre o caso.

"Depois das investigações, verificamos que as informações fornecidas pela Ferrero estão incompletas. A Agência retira a autorização de produção da fábrica da Ferrero em Arlon", afirmou a AFSCA.

No comunicado, a autoridade sanitária também ordenou a retirada de chocolates Kinder provenientes dessa fábrica. Os produtos fabricados na Bélgica não foram enviados ao Brasil, segundo a fabricante.

UE investiga casos suspeitos de salmonela após consumo de chocolate Kinder

Na quarta (6), a agência de saúde da UE (União Europeia) havia informado que estava dezenas de casos relatados e suspeitos de salmonela relacionados ao consumo de chocolate em países da Europa.

Na segunda (4), a fabricante Ferrero recolheu seus ovos de chocolate Kinder Surprise das prateleiras do Reino Unido e da Irlanda como "medida de precaução". O grupo de confeitaria italiano disse nesta quarta-feira (6) que nenhum produto Kinder lançado no mercado havia testado positivo para salmonela.

Quatro Kinder Surprise Eggs em fundo cinza, fabricados pela empresa italiana Ferrero - Rosinka79/Adobe Stock

O órgão de saúde da UE não mencionou a Ferrero ou qualquer outra empresa no comunicado, mas afirmou que os casos relatados ocorreram principalmente entre crianças menores de 10 anos.

"O surto é caracterizado por uma proporção alta e incomum de crianças hospitalizadas, algumas com sintomas clínicos graves, como diarreia sanguinolenta", disse o ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças).

O Reino Unido tem o maior número de incidentes com 63 casos confirmados nesta terça (5), disse o ECDC, acrescentando que outros países com casos prováveis ​​ou confirmados são França, Irlanda, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suécia e Noruega.

A agência de saúde da UE disse que está investigando, juntamente com a EFSA (Autoridade Europeia de Segurança Alimenta), 134 casos confirmados ou prováveis ​​de salmonela.

Os recolhimentos de produtos foram lançados em vários países, incluindo Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo e Grã-Bretanha.

As intoxicações alimentares causadas por salmonela causam transtornos gastrointestinais, com frequência acompanhados de febre nas 48 horas seguintes ao consumo.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.