CVM dos EUA processa ex-executivo do IRB Brasil por plantar história sobre investimento de Buffett

Fernando Passos teria circulado a história em 2020 para sustentar o preço das ações do IRB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jonathan Stempel
Nova York | Reuters

A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) acusou nesta segunda-feira (18) um ex-executivo do IRB Brasil de plantar uma história falsa de que a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, havia feito um investimento na empresa resseguradora.

Fernando Passos, que foi vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores do IRB, teria circulado a história entre fevereiro e março de 2020 para sustentar o preço das ações do IRB, que havia caído significativamente após uma gestora questionar os resultados financeiros da empresa.

Passos foi acusado de fabricar documentos falsos sobre o investimento inexistente da Berkshire e de ter feito com que o IRB fizesse declarações falsas e enganosas diretamente aos investidores e a pelo menos um analista.

A SEC disse que as ações do IRB subiram 6% depois que as notícias falsas da Berkshire se tornaram públicas em 26 de fevereiro de 2020, mas caíram mais de 40% durante os dois dias após a Berkshire dizer em 3 de março daquele ano que nunca tinha sido e não tinha intenção de tornar-se acionista da empresa

Selo da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos na sede da instituição em Washington - Andrew Kelly - 12.mai.2021/Reuters

Passos, Berkshire e o IRB não responderam de imediato a pedido de comentário.

A SEC disse que as ações do IRB subiram 6,7% em 27 de fevereiro de 2020, após notícias de uma participação falsa da Berkshire se tornaram públicas, refletindo o suposto voto de confiança de Buffett, cujo conglomerado possui várias seguradoras, incluindo Geico Car e a resseguradora General Re.

Os papéis caíram 43% nos dois dias após a Berkshire dizer em 3 de março que não era, nunca foi e não tinha intenção de se tornar acionista do IRB.

O IRB anunciou em 4 de março de 2020 a renúncia de Passos e do então presidente-executivo, José Carlos Cardoso.

Em junho de 2020, o IRB reapresentou os números referentes a 2019 por causa de irregularidades contábeis, diminuindo o lucro líquido em 31%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.