Delegados da PF cobram Bolsonaro e marcam manifestação por reajuste

Em assembleia, policiais definiram ações para pressionar governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Delegados da Polícia Federal decidiram, em assembleia realizada nesta terça (19), que vão realizar uma manifestação no próximo dia 28 contra o governo Jair Bolsonaro em meio ao impasse em relação ao reajuste de salários. Outras associações de policiais também vão realizar manifestação no dia 28.​

A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) afirma, em nota, que a frustração da categoria aumentou após a notícia de um reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo público.

O presidente Jair Bolsonaro em cerimônia de programa habitacional voltado a profissionais das forças de segurança, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira 13.set.2021/Folhapress

A entidade usa ainda tom de ameaça para expressar descontentamento com a utilização da segurança pública como bandeira do governo.

"Caso o presidente da República descumpra o compromisso público assumido por ele diversas vezes, os policiais não se manterão inertes diante do uso da valorização da segurança pública e da excelente imagem da Polícia Federal como ferramenta publicitária e de marketing político", diz a nota.

Outras medidas foram definidas em assembleia, como a recomendação de que nenhum delegado faça viagens em missão sem o pagamento prévio das diárias e também programação de operação-padrão em atividades administrativas.

A relação de Bolsonaro com policiais não vai bem há meses. Uma das principais bases de apoio na campanha do presidente, a categoria reclama de derrotas sofridas ao longo do atual governo.

Eles listam entre as perdas o aumento da alíquota de contribuição definido pela reforma da Previdência e a PEC Emergencial, aprovada em março de 2021, que prevê um gatilho para congelamento de salário e proibição de progressão na carreira e novas contratações sempre que houver decretação de estado de calamidade ou quando a relação entre despesas correntes e receitas correntes alcançar 95%.

No ano passado, representantes de policiais chamaram Bolsonaro de traidor e disseram que só tomaram porrada do governo.

O pleito dos policiais federais é por uma reestruturação das carreiras internas da PF, que geraria aumento nos salários dos servidores. Um plano chegou a ser enviado pelo Ministério da Justiça para o Ministério da Economia, mas foi barrado. O valor de R$ 1,7 bilhão foi reservado no Orçamento para, supostamente, ser usado no aumento a policiais.

A categoria se queixa que o governo vem descumprindo reiteradamente suas promessas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.