Descrição de chapéu Folhajus twitter

Grupos de direitos humanos citam preocupação sobre discurso de ódio em compra do Twitter por Musk

Executivo tem criticado as políticas do Twitter de moderação de conteúdo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kanishka Singh
Washington | Reuters

Grupos de direitos humanos levantaram nesta segunda-feira (25) preocupações sobre discurso de ódio no Twitter e o poder que a venda da empresa dará ao bilionário Elon Musk depois que o autoproclamado "absolutista da liberdade de expressão" acertou acordo para comprar a rede social e torná-la empresa de capital fechado.

Musk, que também é presidente-executivo da fabricante de carros elétricos Tesla, tem criticado as políticas do Twitter de moderar conteúdo na plataforma.

O bilionário, que tem cerca de 84 milhões de seguidores no Twitter, disse que a empresa precisa se tornar um fórum genuíno para a liberdade de expressão. Em um comunicado após garantir o acordo de compra da plataforma nesta segunda-feira, Musk descreveu a liberdade de expressão como "a base de uma democracia em funcionamento".

Homem branco de jaqueta preta cabelos escuros fundo preto
Bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e novo controlador do Twitter, durante evento em Washington, nos Estados Unidos - Brendan Smialowski - 9.mar.2020/AFP

O Twitter não é apenas mais uma empresa, observaram os defensores dos direitos humanos. "Independentemente de quem controla o Twitter, a empresa tem como responsabilidade o respeito aos direitos das pessoas ao redor do mundo que confiam na plataforma. Mudanças em suas políticas, recursos e algoritmos, grandes e pequenas, podem ter impactos desproporcionais e às vezes devastadores, incluindo violência offline", disse Deborah Brown, pesquisadora de direitos digitais e defensora da Human Rights Watch, à Reuters.

"A liberdade de expressão não é um direito absoluto e é por isso que o Twitter precisa investir em esforços para manter seus usuários mais vulneráveis ​​seguros na plataforma", acrescentou.

O Twitter não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as preocupações levantadas pelos grupos defensores dos direitos humanos.

"Embora Elon Musk seja um membro de carteirinha da ACLU e um de nossos apoiadores mais importantes, há muito perigo de ter tanto poder nas mãos de qualquer indivíduo", disse Anthony Romero, diretor executivo da ACLU (American Civil Liberties Union), à Reuters.

A Anistia Internacional disse estar preocupada com qualquer possível decisão do Twitter que possa corroer a aplicação das políticas e mecanismos projetados para moderar o discurso de ódio online.

"A última coisa que precisamos é de um Twitter que voluntariamente feche os olhos para discursos violentos e abusivos contra usuários, particularmente aqueles mais impactados desproporcionalmente, incluindo mulheres, pessoas não-binárias e outros", disse Michael Kleinman, diretor de tecnologia e direitos humanos na Anistia Internacional dos Estados Unidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.