Descrição de chapéu Aeroin Rússia

Jatos russos poderiam parar de voar por falta de peças ocidentais

Sanções econômicas devem impedir manutenção de aeronaves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Martins
Aeroin

O principal avião moderno russo de passageiros pode ficar no chão em breve, e por causa das sanções impostas pelo ocidente. A informação foi dada por Igor Kobzev, diretor da companhia aérea russa IrAero Airlines, uma empresa da Sibéria baseada em Irkutsk.

Segundo o executivo, dado as sanções colocadas pelo ocidente, não será possível garantir a manutenção dos motores PowerJet SaM146, que equipam o jato Sukhoi Superjet 100, o principal jato comercial russo do século 21, que apesar das baixas vendas, é um dos poucos que conseguiu "romper o estigma" e conseguir clientes fora da esfera de influência da Rússia, por algum tempo.

Avião branco com faixas azul e vermelha no ar
Modelo da aeronave Sukhoi SSJ100 Superjet - Superjet International / Divulgação

O motor SaM146 é desenvolvido pela francesa Snecma-Safran, em conjunto com a russa NPO Saturn. Ele é baseado no consagrado motor CFM56, que é o mais popular dos motores ocidentais de jatos comerciais, amplamente utilizado em muitos Airbus A320 e exclusivo do Boeing 737 Classic e Next Generation, que são líderes de mercado.

O CFM56 em si é outra joint-venture, mas da Safran com a americana General Eletric.

A afirmação do executivo foi lida pelo jornal russo RBC, que obteve uma cópia da carta enviada para o governador de Irkutsk, alertando sobre a possível parada dos jatos já no próximo outono europeu (que começa em setembro).

A sugestão de Kobzev é que o governo russo autorize a Rostec, estatal russa de aviação e defesa, a fazer a manutenção dos motores, assim como produzir peças de reposição.

Outra opção proposta pela própria Rússia é a substituição dos motores franco-russos por um 100% nacional, que já está sendo testado mas não será colocado em operação a tempo do outono.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.