Descrição de chapéu Financial Times inflação

Amazon tem primeiro prejuízo trimestral desde 2015

Ações do gigante do comércio eletrônico caem depois previsão de crescimento lento da receita

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Dave Lee
San Francisco | Financial Times

A Amazon registrou seu crescimento de receita mais lento até hoje no primeiro trimestre, devido à queda das vendas no varejo online e aos altos custos, fazendo que suas ações caíssem cerca de 10% nas negociações após o pregão.

A empresa também registrou seu primeiro prejuízo trimestral desde 2015.

As vendas no segmento de lojas online da Amazon alcançaram US$ 51,1 bilhões (R$ 252,43 bilhões) no período de janeiro a março, abaixo dos US$ 52,9 bilhões (R$ 261,33 bilhões) no mesmo período do ano passado.

O lucro operacional foi de US$ 3,7 bilhões (R$ 18,28 bilhões) no primeiro trimestre, em comparação com US$ 8,9 bilhões (R$ 43,97 bilhões) em 2021, ficando aquém das expectativas dos analistas, de US$ 5,3 bilhões.

A empresa registrou receita total de US$ 116,4 bilhões (R$ 575 bilhões) no trimestre, 7% a mais que no ano passado. Para o trimestre atual, a Amazon prevê um crescimento de receita igualmente lento, entre 3% e 7%.

Logo da Amazon em escritório da empresa em Bengaluru, na Índia - Abhishek N. Chinnappa/Reuters

O desempenho abaixo do esperado ocorre porque a empresa enfrenta problemas na cadeia de suprimentos, custos elevados de pessoal e inflação.

No geral, a Amazon registrou um prejuízo líquido de US$ 3,8 bilhões (R$ 18,77 bilhões) no trimestre, incluindo uma perda de US$ 7,6 bilhões (R$ 37,54 bilhões) relacionada ao valor de sua participação na fabricante de veículos elétricos Rivian.

"A pandemia e a guerra posterior na Ucrânia trouxeram crescimento e desafios incomuns", disse Andy Jassy, executivo-chefe da Amazon, embora tenha dito que a empresa agora está no controle de suas metas de adicionar pessoal e capacidade à rede de armazéns.

"Hoje, como não estamos mais buscando capacidade física ou de pessoal, nossas equipes estão totalmente focadas em melhorar a produtividade e a eficiência de custos em toda a rede de atendimento. Sabemos como fazer isso e já fizemos antes", disse ele.

Jassy acrescentou que a velocidade e a consistência da entrega estão "se aproximando de níveis não vistos desde os meses imediatamente anteriores à pandemia, no início de 2020".

Apesar do rápido aumento dos custos operacionais em seu negócio de comércio eletrônico, o balanço da Amazon foi sustentado este ano pelo forte crescimento da computação em nuvem.

No primeiro trimestre, a receita da Amazon Web Services foi de US$ 18,4 bilhões (R$ 90,9 bilhões), um aumento de 37% em relação ao ano passado. A receita operacional da divisão de nuvem foi de US$ 6,5 bilhões (R$ 32,11 bilhões), em comparação com uma perda de US$ 2,8 bilhões (R$ 13,83 bilhões) para os negócios de varejo da Amazon nos EUA e internacionalmente. As receitas da nuvem superaram as expectativas dos analistas de US$ 18,27 bilhões (R$ 90,25 bilhões), segundo dados da FactSet.

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