Sede da CNA é alvo de manifestantes do MST e tem muro pichado com 'Fora Bolsoagro'

Protesto foi contra política agrícola do governo e lucro do setor em meio à alta dos alimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A sede da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) virou alvo nesta semana de manifestantes ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Eles protestaram contra a política agrícola do governo e os lucros do setor em meio à alta nos preços dos alimentos.

Foram pichadas em uma área das dependências da sede as frases "Fora Bolsoagro", em referência ao presidente Jair Bolsonaro (PL), e "Soja não enche prato". Além disso, foram jogadas tintas contra a fachada do prédio.

De acordo com o MST, o objetivo do protesto feito na última quarta-feira (20) foi "denunciar a aliança entre o agronegócio e o governo de Jair Bolsonaro, a qual é responsável por garantir lucros recordes para o setor, enquanto milhões de brasileiros sofrem com a fome e a alta do preço dos alimentos"

A sede da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil) após protesto na última quarta (20) comandado por manifestantes ligados ao MST. O muro interno da CNA continua pichado com as frases 'Fora Bolsoagro' e 'Soja não enche prato'. - 22.abr.2022-Antonio Molina/Folhapress

O movimento aponta para a contradição entre a grande produção nacional de alimentos e o avanço da dificuldade em comprar comida no país, ligando o fato à alta exportação brasileira. "Ao mesmo tempo que os preços dos alimentos sofrem altas significativas, o agronegócio bateu recordes de exportações de commodities", afirma o MST, em nota.

O MST diz que a ação fez parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre em abril com o lema "Terra, Teto e Pão". Na ação na CNA, os manifestantes ainda usaram uma balança com a pergunta "quem te alimenta?", para contrapor o agronegócio e a reforma agrária, e uma alegoria de panela rodeada de caveiras.

O MST cita que o agronegócio representa um dos pilares de sustentação do governo Bolsonaro. O movimento lembra, em nota, que, em reunião no Palácio do Planalto em abril de 2020, o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o governo tinha que aproveitar a pandemia para​ "passar a boiada" e afrouxar leis ambientais.

Procurada, a CNA afirmou que ainda estava apurando o caso e que ainda não iria se manifestar sobre o tema.

Em 2021, as receitas de exportação com o agronegócio somaram o valor recorde de US$ 120 bilhões e se aproxima, de US$ 1 trilhão em dez anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.