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Twitter admite que inflou dados de audiência durante 3 anos

Rede social visada por Elon Musk revela erro ao postar aumento de dois dígitos em usuários e receita

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Tim Bradshaw
Londres | Financial Times

O Twitter admitiu ter declarado números de audiência com quase 2 milhões de usuários a mais do que os reais por aproximadamente três anos.

A falha foi revelada durante a divulgação do resultados do primeiro trimestre da companhia nesta quinta (28) e dias depois de a rede social ter aceitado a oferta de aquisição de US$ 44 bilhões (R$ 217 bilhões) feita pelo presidente-executivo da Tesla, Elon Musk.

É a segunda vez que o Twitter erra o cálculo de seu número de usuários. Em 2017, a rede descobriu que um erro semelhante havia passado despercebido durante três anos.

O engano mais recente foi revelado poucos dias depois que o Twitter aceitou uma aquisição alavancada por Musk. O empresário sugeriu planos de reformular o modelo de negócios da rede social, que atualmente conta com publicidade para mais de 90% de suas receitas.

Logomarca do Twitter impressa em 3D - Dado Ruvic - 26.jan.2016/Reuters

Diante do negócio com Musk, o relatório de ganhos do Twitter no primeiro trimestre apresentou poucos comentários e não incluiu qualquer orientação para o resto do ano. A companhia também suspendeu sua teleconferência habitual com analistas.

As receitas no primeiro trimestre, de US$ 1,2 bilhão (R$ 5,93 bilhões), ficaram ligeiramente abaixo das previsões de Wall Street, o que o Twitter atribuiu a "problemas associados à guerra na Ucrânia".

A receita líquida saltou para US$ 513 milhões (R$ 2,53 bilhões), graças ao benefício isolado da venda por US$ 1 bilhão de sua unidade de publicidade móvel MoPub para a AppLovin. ​

O número de usuários ativos diários monetizáveis (mDAU, na sigla em inglês), sua métrica original para rastrear a audiência, saiu melhor do que os investidores esperavam, em 229 milhões, com um crescimento anual de 6,4% nos EUA e 1,8% no resto do mundo.

O Twitter também revelou o que descreveu como um "erro" introduzido no primeiro trimestre de 2019 que "resultou em um excesso declarado de mDAU" que passou despercebido por quase três anos.

A diferença entre os números que o Twitter relatou no último ano e a conta real variou entre 1,4 milhão e 1,9 milhão, segundo a empresa, ou pouco abaixo de 1% do total. Ela não apresentou um reajuste para 2019 ou a maior parte de 2020.

Os anunciantes contam com estimativas precisas do tamanho da audiência quando planejam suas campanhas.

"Em março de 2019, lançamos uma função que permitia que as pessoas ligassem diversas contas separadas para trocar convenientemente entre contas", disse a companhia. "Um erro foi cometido naquela época, por isso as ações tomadas através da conta principal resultavam em todas as contas ligadas serem contadas como mDAU."

Contas falsas ou spam representaram menos de 5% de seu mDAU durante o trimestre, disse o Twitter, depois de uma análise interna. Musk disse que pretende atacar os "bots", ou contas falsas, quando assumir a direção.

Em 2017, o Twitter teve de reduzir seus números de usuários divulgados previamente desde 2014 em até 2 milhões por trimestre, depois que descobriu que tinha contado erroneamente a atividade de aplicativos de terceiros como usuários únicos.

Os banqueiros de Musk se esquivaram de grande parte da due diligence geralmente exigida nesses negócios, segundo pessoas familiarizadas com as negociações disseram ao Financial Times, enquanto corriam para juntar um pacote de financiamento de US$ 25,5 bilhões em alguns dias, em vez das semanas habituais.

As ações do Twitter subiram cerca de 1%, para US$ 49,05 (R$ 242,31), no início do pregão, abaixo dos US$ 54,20 que Musk concordou em pagar pela companhia.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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