Descrição de chapéu inflação

Agência vê 'alto risco' de agitação social no Brasil por causa da inflação

Argentina e Egito também estão entre países a serem observados nos próximos seis meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jorgelina do Rosario
Londres | Reuters

O aumento dos preços de combustíveis e alimentos deve incentivar um aumento "inevitável" na agitação civil, com países em desenvolvimento de renda média, como Brasil e Egito, particularmente em risco, disse um relatório de uma consultoria de risco.

Três quartos das nações que devem estar em alto risco ou risco extremo de agitação civil até o quarto trimestre de 2022 são países de renda média, conforme definido pelo Banco Mundial, disse a Verisk Maplecroft em uma atualização de seu monitor de risco político.

"Ao contrário dos países de baixa renda, eles eram ricos o suficiente para oferecer proteção social durante a pandemia, mas agora têm dificuldades para manter os altos gastos sociais que são vitais para manter os padrões de vida de grandes setores de suas populações", apontou o relatório.

Protesto contra a fome em São Paulo - Rivaldo Gomes - 21.dez.2021/Folhapress

Argentina, Tunísia, Paquistão e Filipinas também estão entre os países a serem observados nos próximos seis meses, disseram os autores, apontando para sua alta dependência de importações de alimentos e energia.

A Guerra da Ucrânia acelerou a disparada dos preços de alimentos, cuja inflação atingiu um pico recorde em fevereiro e novamente em março. Os preços de energia também têm subido acentuadamente.

Segundo o relatório, sem resolução do conflito à vista, a crise global do custo de vida continuará até 2023.

A agitação civil pode dificultar uma potencial recuperação econômica, mas também desencorajar os investidores focados em governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês), afirmou o documento.

O relatório mostrou que mais de 50% dos quase 200 países cobertos por seu índice experimentaram um aumento na agitação civil desde a pandemia de Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.