Descrição de chapéu inflação

Alívio de combustíveis leva IGP-M a desacelerar alta a 0,52% em maio

O índice calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Moreira
São Paulo | Reuters

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) subiu 0,52% em maio, depois de avançar 1,41% em abril, uma vez que a alta dos preços tanto ao produtor quanto ao consumidor mostrou alívio devido aos combustíveis, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira (30).

Ainda assim, o resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,46%, e levou o índice a acumular em 12 meses avanço de 10,72%.

O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, desacelerou a alta a 0,45% no mês, de 1,45% em abril.

Frentista abastece carro em posto de gasolina em Brasília - Adriano Machado - 7.mar.2022/Reuters

Os dados da FGV mostraram ainda que o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que tem peso de 30% no índice geral, passou a subir 0,35% em maio, de alta de 1,53% no mês anterior.

"No índice ao produtor, o óleo diesel, combustível de maior peso, variou 3,29% em maio, ante 14,70% em abril. Já no IPC, a gasolina, combustível com maior destaque no orçamento familiar, subiu 1,01% em maio, depois de ter avançado 5,86% em abril", detalhou André Braz, coordenador dos índices de preços da FGV.

Por sua vez, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) teve avanço de 1,49% no período, de alta de 0,87% em abril.

O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.