Descrição de chapéu inflação

Autoridades de Finanças do G7 planejam como acabar com estagflação

Guerra da Ucrânia eleva custo de matérias-primas e lockdowns na China desaceleraram comércio global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Francesco Canepa
Koenignswinter (Alemanha) | Reuters

Os principais representantes de bancos centrais e ministros das Finanças do mundo reunidos perto da Rocha do Dragão, na Alemanha, nesta quinta-feira (19), têm sua própria fera para destruir: a estagflação.

Os líderes financeiros do Grupo dos Sete se reúnem no momento em que a Guerra da Ucrânia eleva o custo das matérias-primas, enquanto novas restrições relacionadas à pandemia na China desaceleraram o comércio global, levantando o espectro de um período sustentado de inflação alta e estagnação econômica.

"Teremos que discutir o que podemos fazer juntos em nossas respectivas áreas de responsabilidade para evitar cenários de estagflação", disse o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, a repórteres quando os líderes chegaram para a reunião de dois dias.

Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, possa para foto com o ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, e com o presidente do BC alemão, Joachim Nagel, enquanto recepcionam participantes da cúpula do G7 em Koenigswinter, perto de Bonn, Alemanha - Thilo Schmuelgen/Reuters

O hotel palaciano em Koenignswinter, onde o evento é realizado, tem vista para Drachenfels, ou Rocha do Dragão, onde o herói da lenda medieval dos Nibelungos, Siegfried, supostamente matou um dragão que vivia em uma caverna na montanha.

Tão letal e intratável quanto um monstro mitológico, a estagflação não tem solução fácil: estimule a economia e os preços vão fugir do controle ainda mais rápido, feche as torneiras do dinheiro e você sufocará o crescimento econômico.

Depois de subestimar a inflação durante a maior parte do ano passado, a maioria dos bancos centrais, dos Estados Unidos à Europa e Austrália, estão agora obstinadamente focados em conter os preços que vêm subindo no ritmo mais rápido em décadas.

E os ministros das Finanças estão preocupados que a economia se deteriore ainda mais à medida que as sanções contra a Rússia tornam a importação de matérias-primas mais caras —sobrecarregando os orçamentos das famílias, assim como os custos dos empréstimos também aumentam.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.