Descrição de chapéu Imposto de Renda

Bancos antecipam restituição do Imposto de Renda; veja condições

Crédito pode ser útil para pagar dívidas com juros maiores, mas não para fazer compras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

A Receita Federal abre, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Apenas cidadãos com prioridade no pagamento receberão nessa primeira liberação, no dia 31 de maio, e os demais contribuintes terão que esperar pelos próximos quatro lotes, que serão pagos entre junho e setembro. Veja o calendário abaixo.

Os bancos oferecem linhas de crédito próprias para a antecipação da restituição, com juros a partir de 1,78% ao mês. Os valores a serem antecipados e as taxas aplicadas variam de acordo com a instituição, o perfil do cliente e o relacionamento com o banco. Enquanto Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander permitem o empréstimo de até 100% do valor da restituição, a Caixa estabelece o teto de 75%. Além disso, algumas instituições possuem valores mínimos e máximos para concessão do crédito.

Primeira vez que declara IR? Veja principais dicas
Prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda acaba no dia 31 de maio - Catarina Pignato

Mas especialistas em finanças pessoais recomendam cautela na contratação desse tipo de empréstimo, especialmente se o objetivo for fazer compras que não sejam essenciais. Além disso, há o risco de cair na malha fina por pendências na declaração — se isso ocorrer, será necessário quitar o empréstimo mesmo assim, na data estabelecida no contrato.

Segundo o economista e planejador financeiro Bruno Mori, o crédito pode ser benéfico para quem está endividado. "Pegar o dinheiro para consumo nunca é indicado. Antecipar o valor só é recomendado para quem tem alguma dívida e está pagando juros maiores do que os do adiantamento [da restituição]."

Como antecipar a restituição do IR?

O empréstimo só pode ser feito no banco que o contribuinte indicou para o pagamento da restituição quando enviou a declaração do IR. A solicitação pode ser feita por meio dos canais digitais no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander, e deve ser realizada presencialmente na Caixa Econômica Federal.

Após o pedido, o cliente é submetido a uma avaliação de crédito. Se aprovado, o dinheiro cai na conta-corrente ainda no mesmo dia — com exceção da Caixa, em que o valor do crédito é depositado no dia seguinte à contratação.

A liquidação do empréstimo pode ocorrer automaticamente, na data da restituição ou de vencimento estabelecida em contrato. No Banco do Brasil, o limite para o pagamento é janeiro de 2023; no Itaú e no Santander, em dezembro de 2022; e no Bradesco, em setembro de 2022.

Vale a pena antecipar a restituição do IR?

Segundo Mori, as taxas cobradas na antecipação podem compensar em casos específicos, como para pagar dívidas de cartão de crédito e do cheque especial.

"A conta é sempre o tanto de juros que pago neste financiamento ou forma de crédito que já tenho contra o que vou pagar para adiantar a restituição. Normalmente, faz sentido se o adiantamento for para pagar uma dívida com taxas maiores", explica o economista, que acrescenta que o empréstimo também pode fazer sentido se destinado a pagar contas de água, energia ou aluguel atrasadas.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DAS RESTITUIÇÕES DO IR

A Receita paga cinco lotes de restituição do Imposto de Renda em 2022. Veja as datas

Lote Data do pagamento
31 de maio
30 de junho
29 de julho
31 de agosto
30 de setembro

COMO FAZER A CONSULTA AO PRIMEIRO LOTE DE RESTITUIÇÃO

Para sabe se vai receber a restituição, o cidadão deve fazer a consulta pela internet, no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco. Para consultar por meio do e-CAC, é preciso ter senha gov.br.

Assim que a consulta for liberada, o contribuinte poderá utilizar tanto o Meu Imposto de Renda, no e-CAC, quanto o serviço "Consultar Restituição IRPF".

"Esse segundo serviço permite apenas verificar se a restituição foi incluída no lote. Informações mais detalhadas só podem ser obtidas utilizando o extrato", diz o fisco. Neste caso, será preciso informar CPF, data de nascimento e os caracteres que aparecem na tela.

O primeiro lote do IR será pago para 3,4 milhões de contribuintes prioritários, totalizando R$ 6,3 bilhões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.