Bolsonaro se prepara para encontro com Elon Musk em SP

Empresários brasileiros foram convidados para evento em hotel de luxo nesta sexta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e empresários se preparam para uma reunião, nesta sexta-feira (20), com o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e SpaceX.

O evento, chamado "Conecta Amazônia", está marcado para ocorrer em um hotel de luxo no interior de São Paulo e deve ter a participação do chefe do Executivo. Empresários de diversos ramos, como telecomunicações, finanças e energia, também foram convidados a comparecer.

Membros do governo ouvidos pela Folha dizem que os preparativos foram feitos para receber o bilionário. No início da manhã desta sexta, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou que Musk, dono de uma fortuna avaliada em US$ 230 bilhões, estará no país "para tratar com o governo brasileiro sobre conectividade e proteção da Amazônia".

Elon Musk usando celular no Kennedy Space Center em Cape Canaveral, na Flórida, Estados Unidos - Steve Nesius - 19.jan.2020/Reuters

Durante sua live presidencial nesta quinta-feira (19), Bolsonaro disse que teria um encontro "com uma pessoa reconhecida no mundo todo, que vem para ajudar a nossa Amazônia". Ele não citou Musk nominalmente.

A notícia de que a reunião de Bolsonaro seria com o bilionário foi publicada pelo jornal O Globo.

De acordo com pessoas que acompanham o tema, assessores de alguns dos empresários convidados manifestaram receio que o evento se converta em um ato político de Bolsonaro.

Eles destacaram que os ramos de atuação de muitos dos convidados não têm relação com o tema conectividade na Amazônia e que, portanto, há o risco de que a reunião seja usada como promoção política do mandatário.

Em novembro do ano passado, o ministro das Comunicações teve uma reunião com Musk em que foi discutida a possibilidade de uma parceria para instalação de internet em áreas remotas do Brasil usando a tecnologia de satélites de baixa altitude.

A reunião de Faria com o empresário ocorreu nos Estados Unidos. "Em breve, Elon Musk estará no Brasil para conectarmos as escolas rurais e protegermos a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink", escreveu Faria, na ocasião, nas redes sociais.

Recentemente, Musk anunciou a compra do Twitter por US$ 44 bilhões. Na semana passada, porém, o empresário suspendeu temporariamente o acordo para aquisição da plataforma. Posteriormente, afirmou em postagem na rede social que ainda está comprometido com a aquisição.

Quando a compra foi anunciada, aliados de Bolsonaro comemoraram a iniciativa do empresário. A deputada Bia Kicis (PL-DF), por exemplo, afirmou que a compra era um importante passo na "luta pelas liberdades".

Faria, por sua vez, parabenizou Musk em um texto publicado nas redes sociais. "Mais uma vez você está a dois passos na frente dos outros players e agora faz um gesto ao mundo e em defesa da liberdade".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.