Ecorodovias apresenta única oferta e vence sozinha leilão de sistema Rio-Valadares

Contrato é de 30 anos e oferece conjunto de cerca de 730 quilômetros de estradas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alberto Alerigi Jr.
São Paulo | Reuters

A Ecorodovias foi a única empresa a apresentar oferta pelo Sistema Rodoviário Rio–Governador Valadares (RJ-MG), conjunto de cerca de 730 quilômetros de estradas que é a única rota disponível a partir da capital fluminense para se contornar a Baía de Guanabara, permitindo acesso às regiões Norte e Nordeste do país, informou o Ministério da Infraestrutura.

O leilão desta sexta-feira (20) marcou mais uma concessão promovida pelo governo federal a ser vencida por um grupo que já está presente no país e foi o primeiro sob a gestão do novo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que assumiu no lugar de Tarcísio de Freitas há cerca de um mês e meio.

O contrato é de 30 anos e o lance da Ecorodovias foi com desconto 3,11% sobre a tarifa básica de pedágio.

Rodovia dos Tamoios, que vai para o litoral de São Paulo - Bruno Santos - 14.abr.2022/Folhapress

Com a vitória, a Ecorodovias passará a administrar 4.500 quilômetros de estradas no país, algo que segundo o presidente-executivo da companhia, Marcello Guidotti, torna a empresa a maior operadora de rodovias do Brasil.

"Estamos à procura de novas oportunidades", disse o executivo após o leilão.

Os investimentos previstos no projeto incluem R$ 11,3 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Os recursos serão aplicados em obrigações que incluem 303 quilômetros de obras de duplicação, 255 quilômetros de faixas adicionais e 1.630 quilômetros de ciclovias, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). As despesas operacionais somam R$ 9,8 bilhões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.