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Jogo de videogame Fifa vai mudar de nome após fim de parceria de 30 anos

Franquia de jogos de futebol da produtora será renomeada para 'EA Sports FC'

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Samuel Agini Cristina Criddle
Londres | Financial Times

A Electronic Arts está encerrando uma parceria de 30 anos com a Fifa, anunciando o fim de um dos acordos de games mais populares da história, após meses de negociações entre a empresa de videogames e o órgão regulador do futebol.

A EA, com sede na Califórnia, renomeará sua franquia "Fifa" como "EA Sports FC" após a Copa do Mundo feminina de 2023. O conteúdo permanecerá praticamente inalterado, com as mesmas ligas, torneios, clubes e atletas.

"Esta nova plataforma independente trará novas oportunidades para inovar, criar e evoluir", disse Cam Weber, vice-presidente executivo da EA Sports, em comunicado. "Nós existimos para criar o futuro das torcidas de futebol –seja virtual ou real, digital ou físico, é tudo futebol."

FIFA 20
FIFA 20 - Reprodução/Instagram

A ruptura do relacionamento é um sinal de como um dos principais órgãos dirigentes esportivos do mundo está buscando obter mais receita digital para complementar a receita da Copa do Mundo masculina, enquanto capitaliza a popularidade do videogame.

Apesar da longa e lucrativa colaboração, a EA e a Fifa, com sede em Zurique, estavam em disputa sobre o valor da marca Fifa. A EA registrou o nome EA Sports FC no ano passado, aparentemente preparando-se para o fracasso das discussões.

Mais detalhes sobre o futuro do EA Sports FC são esperados para os próximos meses.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse: "Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome Fifa será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol. O nome Fifa é o único título original global. Fifa 23, Fifa 24, Fifa 25, Fifa 26 e assim por diante –a constante é o nome Fifa e permanecerá para sempre e continuará sendo o mais procurado".

A Fifa fatura cerca de US$ 150 milhões (R$ 762 milhões) por ano com a parceria, seu maior acordo comercial fora da Copa do Mundo masculina.

O game é o "maior e mais popular" da EA, segundo o relatório anual da empresa, com cerca de 150 milhões de jogadores. Os jogadores pagam até US$ 70 (R$ 355) pela nova versão para consoles e PC a cada ano, e versões gratuitas também estão disponíveis para celular.

O modo Fifa Ultimate Team, que permite aos jogadores competir online e gastar dinheiro atualizando seus times de futebol, gerou uma "parcela substancial" do US$ 1,6 bilhão (R$ 8,13 bilhões) em receita líquida no ano que terminou em 31 de março de 2021, segundo o relatório anual da EA, representando cerca de 29% da receita líquida total. Os jogadores do Fifa Ultimate Team aumentaram 16% em 2021.

Alguns dos maiores organizadores de torneios de futebol do mundo apoiaram a EA, reforçando o desenvolvedor de games, que depende de acordos de licenciamento para apresentar a marca das principais ligas, equipes e craques.

Richard Masters, executivo-chefe da Premier League inglesa, a divisão nacional de futebol mais rica do mundo, chamou a EA de "parceira valiosa e de longo prazo", enquanto o presidente de La Liga, Javier Tebas, disse que a entidade espanhola está "comprometida com a parceria com a EA Sports FC pelos próximos anos".

A Uefa da Europa, que organiza o torneio de elite Liga dos Campeões, e a Conmebol, organizadora da Copa Libertadores da América, também manifestaram seu apoio.

O portfólio de esportes da EA inclui ainda parcerias com Madden NFL para futebol americano; Liga Nacional de Hóquei no Gelo; corridas de Fórmula 1; e UFC para competições de artes marciais mistas.

O jogo de simulação de estilo de vida The Sims 4 e o jogo de batalha gratuito para celular Apex Legends estão entre os outros títulos populares da EA. Em abril do ano passado, ela adquiriu a editora de jogos Glu Mobile por US$ 2,4 bilhões (R$ 12,19 bilhões), mais conhecida por seu RPG animado Kim Kardashian.

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