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Elon Musk revela seus planos para Twitter, Tesla e SpaceX em entrevista

Ao Financial Times, bilionário falou sobre temas diversos, incluindo suspender proibição de Trump no Twitter

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Peter Campbell
Financial Times

Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, conversou com Peter Campbell, correspondente junto à indústria automobilística global, na conferência Futuro do Carro da FT Live em Londres na terça-feira (10). Esta é uma transcrição editada da entrevista, que tratou de tudo, desde a compra de uma empresa de mineração à suspensão da proibição de Donald Trump no Twitter.

Deixe-me pedir para o senhor colocar seu chapéu de desenvolvimento de produto. E se o senhor descascar o Twitter até o fim, o que é ele e o que acha que poderá ser daqui a dez anos? Bem, o que eu disse é que acho que o Twitter é atualmente a melhor, ou, visto de outra forma, a praça pública menos ruim, um fórum para a troca de ideias, nacional e internacionalmente. Mas acho que poderia ser muito melhor nisso. Para ser melhor, ele precisa realmente se livrar dos bots e dos golpes e spams, e basicamente qualquer pessoa que tente criar uma espécie de influência falsa no site, como uma pessoa operando cem mil contas, obviamente golpistas, e realmente o Twitter precisa fazer um trabalho muito melhor nisso. O Twitter também precisa aumentar a confiança com os usuários.

Elon Musk, CEO da Tesla - Aly Song - 7.jan.2019/Reuters

Acho que a maneira de fazer isso é abrir o código do algoritmo para que todos possam ver como ele funciona e sugerir melhorias e mudanças. Eu literalmente colocaria o algoritmo do Twitter no GitHub e diria: "Ei, quem quiser sugerir mudanças, por favor, faça isso". E você realmente quer transparência para construir confiança. Então, qualquer tipo de ajuste nos tuítes ou qualquer intervenção humana em qualquer conta do Twitter deve ser destacado como "uma pessoa do Twitter tomou a seguinte ação com sua conta ou com este tuíte", para que você não fique no escuro perguntando: "Por que esse tuíte não recebeu atenção ou por que esse recebeu tanta atenção?" É muito aleatório.

E também acho que o Twitter precisa ser muito mais equilibrado. Atualmente, tem um forte viés de esquerda, porque a sede é em San Francisco. Não acho que as pessoas lá necessariamente pretendam ter um viés de esquerda. Apenas que da perspectiva delas parece moderado, mas elas estão saindo de um ambiente que é muito de esquerda. Então, mas isso não cria confiança no resto dos Estados Unidos, e talvez também em outras partes do mundo, porque o Twitter precisa ser equilibrado e, você sabe, acho que, como disse publicamente, a vitória seria que os 10% da direita radical e os 10% da esquerda radical fiquem igualmente chateados. Não acho que esta seja uma situação em que você vai receber necessariamente muitos elogios. Você só vai equilibrar a raiva.

Como as pessoas vão associá-lo automaticamente à Tesla e ao Twitter, há algum risco em sua mente de que as ações que o senhor terá no Twitter, o que o senhor admitiu que perturba algumas pessoas, potencialmente levem a um impacto comercial na Tesla? Estou confiante de que conseguiremos vender todos os carros que pudermos fazer. Quer dizer, atualmente, o tempo de espera para encomendar um Tesla é ridiculamente longo, então nosso problema não é demanda, é produção.

Mas isso é agora, por causa das cadeias de suprimentos globais e da escassez de chips. Tem menos a ver com a demanda por carros elétricos, que deverá atingir o teto. Sim, quero dizer, mesmo antes de haver problemas na cadeia de suprimentos, a demanda da Tesla excedeu a produção. Então agora sua demanda está excedendo a produção em um grau ridículo. Na verdade, provavelmente vamos limitar isso. É só parar de receber pedidos para qualquer coisa além de um determinado período de tempo, porque parte desse tempo está a um ano de distância. De qualquer forma, a frustração que estamos vendo com os clientes é não conseguir entregar um carro para eles, e não se eles estão dispostos ou interessados em comprar um carro. Por isso, basicamente, penso zero na geração de demanda e muito sobre produçã o, engenharia e cadeia de suprimentos.

Tenho mais duas perguntas sobre o Twitter, se possível, antes de passarmos para a Tesla pelo resto da sessão. Quão confiante o senhor está de que o negócio vai acontecer, porque há um risco, porque o senhor está colocando muito de seu interesse pessoal para financiá-lo. Porque, se tudo der errado, o senhor estará colocando em risco sua participação na Tesla e potencialmente na SpaceX, se tudo falir. Esse é o termo técnico. Sim, claro. Então, acho que ainda há muitas coisas que precisam ser feitas antes que esse acordo seja concluído. Obviamente, ainda não houve uma votação de acionistas e o Twitter ainda não apresentou a procuração para uma votação de acionistas. Portanto, ainda há algumas questões pendentes que precisam ser resolvidas. E por isso certamente não é um negócio fechado. Apenas objetivamente não é um negócio fechado. Você sabe, o melhor cenário é que isso seja feito em dois ou três meses, eu acho.

E a pergunta final, que é realmente o elefante na sala. O senhor pretende deixar Donald Trump voltar? Acho que há uma questão geral de verdade. Há uma questão geral em torno disso: o Twitter deve ter expulsões permanentes? E, você sabe, conversei com Jack Dorsey sobre isso, e ele e eu temos a mesma opinião, que banimentos permanentes devem ser extremamente raros e realmente reservados a pessoas que estão tentando contas bots ou spam, contas fraudulentas, onde simplesmente não há legitimidade. Eu acho que não foi correto banir Donald Trump. Acho que foi um erro, porque alienou uma grande parte do país e não resultou em Donald Trump não ter voz. Ele agora estará no Truth Social, assim como grande parte da direita dos Estados Unidos. Então eu acho que isso poderia acabar sendo francamente pior do que um único fórum onde todos pudessem debater.

Eu acho que a resposta é que eu reverteria o banimento permanente. Ainda não sou dono do Twitter. Então isso não é algo que definitivamente vá acontecer, porque e se eu não for o dono do Twitter? Mas minha opinião, e Jack Dorsey, quero deixar claro, compartilha essa opinião, é que não devemos ter eventos. Agora, isso não significa que alguém pode dizer o que quiser. Se disserem algo ilegal ou simplesmente, você sabe, destrutivo para o mundo, isso pode ser desligado por um tempo, ou esse tuíte deve ser invisível ou ter tração muito limitada. Mas acho que proibições permanentes apenas prejudicam fundamentalmente a confiança no Twitter como uma praça, onde todos podem expressar sua opinião. Foi uma decisão tola, acho que foi uma decisão moralmente ruim, para ser claro, e extremamente tola.

Mesmo depois que ele instigou a multidão que foi ao Capitólio dos EUA, alguns carregando laços de forca. Ainda acha que foi um erro removê-lo? Eu acho que se houver tuítes errados eles devem ser deletados ou tornados invisíveis, e uma suspensão ou suspensão temporária é apropriada, mas não uma expulsão permanente.

Então, se o negócio for concluído, ele poderá voltar, mas com o entendimento de que se fizer algo semelhante novamente voltará ao castigo. Ele declarou publicamente que não voltará ao Twitter, mas sim ao Truth Social. E este é o ponto que estou tentando explicar, que talvez não esteja sendo compreendido: banir Trump do Twitter não acabou com a voz de Trump. Vai amplificá-la entre a direita, e é por isso que foi moralmente errado e totalmente estúpido.

OK, obrigado. Vamos voltar à Tesla. Gostaria de lhe perguntar sobre suas ambições para o futuro. O senhor disse que deseja que a empresa consiga fabricar 20 milhões de carros por ano até 2030, o que a deixaria do mesmo porte que a Toyota e a Volkswagen juntas hoje. Dê-nos uma ideia, como será a empresa até 2030 para fabricar 20 milhões de carros? Plantas, pegadas, modelos? Sim, bem, este não é um fórum para anunciar novos produtos da Tesla. Os 20 milhões até 2030 são uma aspiração, não uma promessa. E a razão para almejar algo assim é que existem aproximadamente dois bilhões de carros e caminhões no mundo. E para nós realmente fazermos um impacto em energia sustentável e eletrificação acho que precisamos substituir pelo menos 1% da frota por ano para ser realmente significativo. É daí que vêm os 20 milhões de unidades. Vamos tentar substituir 1% da frota global de dois bilhões de carros e caminhões por ano, essa é a nossa aspiração. Não é uma promessa, é uma aspiração. Acho que temos uma boa chance de chegar lá. E as pessoas verão com base nos produtos que revelarmos, elas poderão julgar por si mesmas se esse objetivo é realista ou não.

Temos uma equipe incrível na Tesla, executando muito bem, e nossas taxas de crescimento anual são mais velozes que qualquer produto de grande fabricante na história da Terra. Mas acho que o segundo mais rápido foi o crescimento do [Ford] Modelo T, e somos mais rápidos que o Modelo T. Então, sabe, se essa taxa de crescimento continuar, obviamente chegaremos a 20 milhões de veículos por ano, mas podemos tropeçar e não atingir esse objetivo. Então, foi quase tão difícil chegar a este ponto hoje quanto será chegar a 20 milhões.

E qual é a maior incerteza para chegar a 2030? É aumentar a fabricação? São as matérias-primas? É outra coisa? Existem algumas restrições de matéria-prima que vemos surgir. Na produção de lítio, provavelmente em cerca de três anos, e na produção de cátodos. As duas principais opções de cátodo são níquel e fosfato de ferro. Obviamente, o ferro é extremamente abundante, mas ambos são 32% mais altos em composição. Então, um pouco de curiosidades, se alguém disser do que é feita a Terra? O maior elemento de que a Terra é feita é o ferro. O segundo maior elemento de que a Terra é feita é o oxigênio, que representa cerca de 30% da massa da Terra. Então, claramente, o ferro não está em falta. O fosfato é um pouco mais desafiador, mas ainda bastante comum. Portanto, não vejo nenhuma restrição de escala fundamental, e o lítio também é bastante comum. O lítio está praticamente em todos os lugares. Portanto, não é uma questão de escassez, como se fosse algum elemento raro, é realmente apenas que a mineração de lítio e especialmente a capacidade de refino, e a de pegar ferro e fósforo e transformá-lo em fosfato de ferro para bateria, ou níquel e transformá-lo em níquel em grau de bateria é realmente o fundamental. Acho que a maior restrição seria o equipamento necessário para transformar o minério em materiais adequados para baterias.

Sim, acho que você está colocando muita ênfase nesses 20 milhões de veículos até 2030, como se fosse uma grande promessa, uma espécie de colina sobre a qual morreremos. É simplesmente uma aspiração. E podemos alcançá-la, ou não. Nosso objetivo é acelerar o advento da energia sustentável, e é por isso que queremos fazer muitos carros e também muitas baterias estacionárias, porque os três pilares de um futuro de energia sustentável são: transporte elétrico, baterias estacionárias e energia solar, e fontes de energia eólica, geotérmica e hídrica basicamente sustentáveis. A energia solar e a eólica particularmente são intermitentes, por isso você precisa de baterias estacionárias para armazenar a energia quando o sol não brilha.

Então o senhor acha que a Tesla conseguiu seu objetivo? Ou acha que ainda há muito mais a fazer? Acho que não conseguimos o objetivo, se você considerar o objetivo fazer com que a indústria automotiva avance firmemente para veículos elétricos. Eu acho que parte do objetivo nós conseguimos, que era explicitamente parte do nosso objetivo fazer a indústria avançar para veículos elétricos, porque não estavam fazendo nada nessa direção quando começamos. E por muito tempo eles descartaram o conceito de veículos elétricos. Então a Tesla começou a tirar participação de mercado deles. E isso os fez mudar de ideia.

Quanto tempo o senhor acha que provavelmente ficará na Tesla? Enquanto eu puder ser útil.

E o que mais há lá? Em termos de potenciais projetos futuros que despertem seu interesse? O senhor obviamente estará bastante envolvido no Twitter se o acordo for aprovado. Mas o senhor tem a Tesla, tem a SpaceX, tem a Boring, a Neuralink, o senhor olha em volta pensando que potencialmente tem capacidade. O que mais há em termos do tipo de melhora da condição humana ou melhora da Terra para a qual pode querer dar sua atenção no futuro? Estou tentando definir o conjunto de ações que teriam maior probabilidade de melhorar o futuro, e espero não pavimentar o caminho para o inferno com boas intenções. Então, acho que a Tesla é sobre acelerar a energia sustentável porque obviamente estamos perto de um futuro de energia sustentável na Terra, para que a Terra seja boa. Então, a SpaceX trata de estender a vida além da Terra também, para que possamos nos tornar uma espécie multiplanetária, e com o Starlink fornecer cobertura de internet para os menos servidos do mundo.

Quais são os próximos objetivos da SpaceX? E o senhor tem uma data em mente para quando acha que eles chegarão a Marte? Acho que devemos ser capazes de levar a Starship a Marte sem tripulação em três a cinco anos. E se for bem-sucedido poderemos enviar uma missão tripulada a Marte antes do final da década.

Posso nos trazer delicadamente de volta à Terra e perguntar sobre a China em relação à Tesla, quão importante é o mercado para o senhor? Acha que a China contribuirá com a maior parte do seu crescimento futuro? Não, eu acho que a China é obviamente um mercado muito significativo que provavelmente representa 25% a 30% de nossos mercados em longo prazo, o resto do mundo é provavelmente três quartos disso.

Eu prometi que não tinha mais perguntas sobre o Twitter, mas... esta é uma espécie de pergunta do Twitter. O senhor vê algum risco de que a China use sua propriedade do Twitter para potencialmente interferir ou bloquear as operações da Tesla no país? Obviamente, a China baniu o Twitter. Não vi nenhum indício desse efeito.

Ok, quão próximo o senhor diria que está, pessoalmente, do governo chinês? Porque quando montou a fábrica em Xangai as regras foram reescritas em torno de joint ventures para permitir isso. Sim, certamente fui solicitado muitas vezes pelo governo chinês para fazer uma fábrica na China. Portanto, não faríamos uma que fosse 51% de propriedade local. E se eles estivessem dispostos a mudar as regras, não apenas para nós, mas para todos, então seguiríamos em frente. E assim eles fizeram. Acho que tem sido muito bem-sucedido até agora, o governo está muito feliz com isso e sei que as coisas estão indo muito bem.

Quantas outras fábricas o senhor espera abrir na China em um futuro próximo? Bem, não esperamos abrir nenhuma fábrica adicional na China em um futuro próximo. Estaremos expandindo nossa fábrica em Xangai, mas o foco na produção será nas duas novas fábricas que concluímos recentemente em Berlim e Austin, no Texas.

Quão difícil fica resolver um problema porque o senhor fez previsões anteriores sobre autonomia? Sabe que alguns deles não se concretizaram ao mesmo tempo. Sua compreensão do problema da autonomia mudou nos últimos anos? Sim, eu diria que a autocondução é uma dessas coisas em que há muitas pedras antigas, você sabe, onde você pensa que está chegando lá. Mas então você acaba assíntota e seu progresso é inicialmente linear e depois parece logarítmico, e meio que se dilui porque você está em um pico local que não percebeu que estava. Agora, neste ponto, acho que não estamos mais presos em um pico local. Obviamente posso estar errado, mas acho que estamos realmente muito perto de alcançar a condução autônoma em um nível de segurança melhor que o humano. E parece que seu o melhor palpite é que chegaremos lá este ano. Mas realmente não estamos longe disso. E, como eu disse, a melhor maneira de avaliar isso é estar em nosso programa beta ou ver os vídeos dos que estão no programa beta e observar o progresso que ocorreu, e é drástico. Estou confiante que não só chegaremos ao nível de segurança do [condutor] humano, iremos muito além do nível de segurança do humano. Então eu acho que em última análise, provavelmente um fator de dez vezes mais seguro que um humano, medido pela probabilidade de lesão.

Dado o que o senhor está tentando fazer com isso... as vidas potenciais que poderiam ser salvas com isso, preciso lhe perguntar sobre alguns dos acidentes e fatalidades que já aconteceram com veículos [autônomos]. As pessoas que morreram, o senhor considera que foi um preço que valeu a pena pagar para chegar ao nível em que queremos estar para salvar mais vidas humanas no futuro? Bem, é importante notar isso, e nunca dissemos que o Tesla Autopilot não exige atenção. Sempre deixamos isso extremamente claro. Repetidamente. Você não pode nem ligá-lo sem reconhecer que ele requer supervisão. Lembramos as pessoas disto toda vez que o ligam, "ad nauseam". Portanto, este não foi o caso de estabelecer expectativas de que o carro pode simplesmente se conduzir sozinho e depois não atender a essas expectativas. Isso é completamente falso...

As pessoas cujas vidas são salvas com piloto automático ou autonomia não sabem que suas vidas foram salvas. E então se você falar sobre mortes, as mortes automotivas anuais [são] cerca de um milhão de pessoas por ano em acidentes automobilísticos, [e] talvez dez milhões por ano sejam gravemente feridos. E assim, com a autonomia, você sabe que o carro é de direção assistida agora. Mas será totalmente autônomo no futuro. As pessoas que não percebem que teriam batido ou atropelado um pedestre ou ciclista não sabem disso. Mas, basicamente, digamos que você salve 90% das pessoas que de outra forma teriam morrido, os 10% restantes que morreram ainda irão processá-lo... No grande esquema das coisas, qual é a decisão moralmente correta? Eu acredito firmemente na realidade do bem acima da percepção do bem, e tenho total desprezo por aqueles que simplesmente preferem a percepção do bem à sua realidade. Então, vamos apenas aguentar as críticas, mas acreditamos que a probabilidade de ferimentos é reduzida, estamos muito confiantes nisso. Mas também sabemos que seremos processados apesar de fazermos a coisa certa. Faremos a coisa certa e seremos processados.

Qual é a abordagem da Tesla para o segmento menor e mais acessível do mercado? Vocês serão menores que o Model Three, mas poderiam chegar a uma scooter? Micromobilidade? Algo mais? As scooters são muito perigosas. Eu não recomendaria a ninguém dirigir uma scooter. Se houver uma discussão entre uma scooter e um carro, a scooter perderá.

A Tesla, ou o senhor consideraria licenciar sua plataforma para outras montadoras? Presumivelmente, isso ajudaria a mudar a indústria para a mobilidade elétrica, na sua opinião? Bem, nós já disponibilizamos todas as nossas patentes em código aberto, qualquer um pode usar nossas patentes de graça... Nós apenas patenteamos coisas para evitar que outros criem esse campo minado de patentes que inibem o progresso dos veículos elétricos. Mas há vários anos cheguei à conclusão de que nunca processaremos ninguém por usar nossas patentes. Digamos que você pode usar qualquer patente da Tesla gratuitamente, então espero que seja útil para os outros. Mas acho que a indústria automobilística regular, as montadoras tradicionais resolverão a eletrificação. Não é fundamentalmente difícil neste momento fazer carros elétricos. O que eu acho que elas podem estar interessadas em licenciar é o Autopilot da Tesla totalmente autônomo. E acho que isso salvaria muitas vidas. Mas ainda temos que testar nós mesmos, talvez mais um ano ou mais. E talvez haja outras montadoras que desejem licenciar o Tesla Autopilot. E estaríamos muito abertos a isso.

Obrigado. De todas as outras startups de VE, qual mais o impressionou? Acho que a empresa que mais progrediu além da Tesla é na verdade a VW, que não é uma startup, mas pode ser vista de certa forma como uma startup do ponto de vista do veículo elétrico. Portanto, a VW está fazendo o máximo na frente dos veículos elétricos. Acho que haverá algumas empresas muito fortes saindo da China. Há muitas pessoas supertalentosas e trabalhadoras na China que acreditam fortemente na fabricação. E elas não estarão apenas queimando o óleo à meia-noite. Elas vão queimar o óleo às 3h da manhã. Então elas nem vão sair da fábrica. Enquanto nos Estados Unidos as pessoas estão tentando evitar ir trabalhar.

O senhor criticou os bloqueios no passado, principalmente quando aconteceram nos EUA. Xangai está atualmente bloqueada. A maior parte do mundo ociden tal pode continuar funcionando no momento por causa das vacinas, mas a China está adotando uma abordagem de zero Covid. O que o senhor acha das ações do governo chinês? Bem, você sabe, tive algumas conversas com o governo chinês nos últimos dias, e está claro que os bloqueios estão sendo suspensos rapidamente. Portanto, eu não esperaria que isso fosse um problema significativo nas próximas semanas. No passado, quando fiquei meio chateado com os bloqueios, foi quando eles afetaram diferencialmente a Tesla, mas não os outros. Portanto, no caso da Califórnia e dos condados da Área da Baía, especificamente, todas as outras fábricas de automóveis na América do Norte foram autorizadas a reabrir, mas não a Tesla, embora não houvesse base para isso. Foi simplesmente porque estávamos localizados no condado de Alameda, na Califórnia. Mas eles não tinham razão. Foi arbitrário e injusto. E, você sabe, essa é a razão pela qual estamos muito chateados por a Tesla ser apontada como a única empresa de automóveis dos EUA que não teve permissão para recomeçar, embora eu ache que nossas práticas de saúde provavelmente são melhores que as de qualquer outra.

O senhor acha que algum dia vai envolver todas as suas operações –Tesla, SpaceX etc.– sob um grupo guarda-chuva, ou quer mantê-las separadas por enquanto? Acho que são objetivos diversos, com bases de acionistas diferentes. E não vejo muito mérito em combiná-las. Às vezes há pessoas que você conhece, e alguns dizem que são pessoas muito talentosas que realmente estão dispostas a participar, mas querem fazer coisas na SpaceX e na Tesla. Por exemplo, temos uma das melhores equipes de Materiais Avançados do mundo. Talvez seja a melhor, mas certamente é uma das melhores, e muitas pessoas nessa equipe estavam dispostas a participar, mas apenas se pudessem trabalhar em foguetes e carros.

E então foi tipo "ótimo, vamos fazer isso". E assim ainda podemos compartilhar algumas ideias entre foguetes e carros, mas, você sabe, não são segmentos diferentes concorrentes. Então, se você diz... se uma pessoa é um tecnólogo, inovador, engenheiro realmente incrível, ela quer trabalhar em coisas interessantes. Então, o mais interessante, claro, é dinheiro, você sabe, elas pensam assim, você recebe dinheiro de qualquer um que as contrate por muito dinheiro. Então não é uma coisa de dinheiro. É realmente o quão interessantes são os projetos. Portanto, há apenas alguns casos em que podemos recrutar alguns dos engenheiros, cientistas e tecnólogos mais inteligentes do mundo, mas eles querem trabalhar em foguetes e carros, e há alguns casos do tipo.

Qual o senhor acha que é a próxima grande inovação em transporte pessoal? Bem, acho que os túneis são subestimados, mal avaliados. Os túneis nunca vão deixá-lo na mão, o dia todo.

Então, se olharmos, por exemplo, para Robert Moses em Nova York, ele construiu um monte de rodovias, que deveriam resolver os congestionamentos, e tudo o que fizeram foi causar mais congestionamentos. Como se evita que os túneis façam exatamente o mesmo, mas sendo muito caros no processo? Devo dizer que essa noção de demanda induzida é uma das ideias mais idiotas que já ouvi em toda a minha vida. Se você sabe que adicionar vias apenas aumenta o tráfego, por que não as excluímos e reduzimos o tráfego? Acho que haveria um alvoroço se fizéssemos isso. Mas o verdadeiro problema é que não fizemos. Se você pegar, digamos, cidades congestionadas, realmente quase todas as grandes cidades estão congestionadas, você tem um problema dimensional fundamental. Você tem, digamos, esses prédios altos ou prédios de vários níveis, onde há pessoas vivendo em 3D, e então você quer levá-las para dentro e para fora desses prédios em uma rede viária 2D. Como poderia esperar que isso funcionasse, especialmente se eles querem que todos cheguem e partam mais ou menos ao mesmo tempo?
Esta é apenas uma receita de mais tráfego, obviamente. Então, agora, se você for 3D, para cima ou para baixo, você tem que combinar a dimensionalidade dos edifícios. Os edifícios são 3D e se a rede viária é 3D ou você potencialmente tiver carros voadores, você aliviará completamente o problema do tráfego. Portanto, pense nos túneis não como uma única camada de túneis, mas quantas camadas você quiser. E qualquer número de camadas basta para reduzir o tráfego a níveis insignificantes. Eu acho que é tão óbvio que isso vai funcionar que fico confuso que as pessoas não pensem que funcionaria. E já temos uma prova de conceito disso em Las Vegas, com um túnel que vai do centro de convenções até a Strip. E isso em breve conectará todos os hotéis ao aeroporto de Las Vegas. E as pessoas vão tentar por si mesmas. Já está funcionando muito bem em Vegas, e havia algum ceticismo da prefeitura da cidade sobre se seria eficaz, e acho que o túnel de teste mal passou na votação com o governo local de Clark County e Las Vegas. Mas depois que eles viram o túnel de teste nacional e viajaram nele, obtivemos um voto unânime a favor da expansão para toda a cidade. Então isso deve lhe dizer algo.

O senhor poderia ir na outra direção tridimensionalmente e olhar para VTOLs (veículos verticais de decolagem e pouso) e potencialmente veículos voadores? Eu gosto da ideia dos VTOLs, mas você sabe, nós já temos VTOLs na forma de helicópteros. Mas o problema de fazer 3D no ar é que hoje temos coisas que fazem muito barulho, e a força do vento que elas geram ao decolar e pousar é muito alta. Quero dizer, se você apenas olhar para um pequeno drone e imaginar aquela coisa grande, que barulho isso faria e quanta força de vento geraria? E então agora eles estão indo por todo lugar como uma colmeia gigante de abelhas super barulhentas. Eu não acho que é isso que as pessoas querem, e a maioria desses helicópteros são proibidos, exceto para fins de emergência, por esse motivo.

Então, há também a dependência do clima. Se houver ventos fortes ou neve pesada, chuva, granizo, você não pode voar. Você fica parado e não pode ir a lugar nenhum. Então a probabilidade de algo cair na sua cabeça é muito maior se houver muitos VTOLs voando pela cidade. Quer dizer, acho que o nível de conforto das pessoas será bastante reduzido. Você sabe, se alguém não tiver consertado direito seu carro voador e deixar cair uma roda na sua cabeça... Acho que seria desconfortável para a maioria das pessoas. E também tê-los voando sobre seu quintal e ter estranhos olhando para você o dia todo provavelmente também é desconfortável. Então, acho que essas são razões pelas quais os VTOLs não terão sucesso.

Eu deliberadamente evitei chamá-los de carros voadores porque a maioria deles não trafega na rua. Há algo acontecendo que o leva a se preocupar com o futuro da Tesla, ou o senhor acha que a empresa agora está completamente segura? Acho que o futuro da Tesla é extremamente forte. A Tesla não tem dívidas. Tem muito dinheiro. E você sabe que há uma espécie de engasgo passageiro com as restrições da Covid em Xangai. Mas, até onde sei, o futuro da Tesla é incrivelmente brilhante. E acho que vamos lançar uma quantidade enorme de fluxo de caixa livre.

O senhor acha que com seu dinheiro e, obviamente, seu valor de mercado no momento, consideraria comprar outra montadora, seja uma montadora estabelecida ou um novo negócio? Bem, acho isso altamente improvável agora.

O senhor obviamente fez vários acordos de mineração tentando garantir matérias-primas. Acha que poderia dar um passo adiante e realmente comprar uma empresa de mineração no futuro? Não está fora de questão. Abordaremos quaisquer limitações para podermos acelerar a transição mundial para a energia sustentável. Não é que desejemos comprar mineradoras, mas se essa for a única maneira de acelerar a transição o faremos. Não há limitações arbitrárias sobre o que é necessário para acelerar a energia sustentável. Nós apenas abordaremos qualquer conjunto de coisas necessárias para acelerar a energia sustentável e fazer mineração e refinar ou comprar uma empresa de mineração, desde que acreditemos que podemos mudar significativamente a trajetória dessa empresa de mineração. Sim.

Perfeito. Muito obrigado por nos dar tanto do seu tempo. Senhoras e senhores, por favor, mostrem seu apreço por Elon Musk. Obrigado. Obrigado.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

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