Descrição de chapéu Aeroin

Nova versão do maior helicóptero chinês voa pela primeira vez

Expectativa é que aeronave fortaleça capacidades de resgate do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Ferreira
Aeroin

O helicóptero civil AC313A, desenvolvido independentemente pela China, realizou com sucesso seu voo inaugural na terça-feira (17), anunciou a Corporação da Indústria de Aviação da China (Avic), a principal fabricante de aeronaves do país. A máquina de 13 toneladas fez sua primeira decolagem em um aeroporto em Jingdezhen, Província de Jiangxi, no leste da China.

Como relata a agência estatal de notícias Xinhua, o trabalho de desenvolvimento do AC313A entrará agora na fase de teste de voo após o voo inaugural, de acordo com o desenvolvedor. Espera-se que ele receba a certificação até 2025 e depois entre no mercado.

Helicóptero AC313A no aeroporto de Jingdezhen - Hu Chenhuan - 17.mai.2022/Xinhua

O AC313A, uma atualização do AC313, foi desenvolvido especialmente para atender às demandas do país nas missões de resgate aéreo. A expectativa é que a aeronave ajude a China a fortalecer o sistema nacional e as capacidades de resgate aéreo emergencial, de acordo com a Avic.

O helicóptero civil tem o sistema de monitoramento de saúde e uso (HUMS) e instalações de proteção e degelo do rotor para melhorar seu desempenho e segurança.

Expectativa é que a aeronave ajude a China a fortalecer as capacidades de resgate aéreo emergencial - Hu Chenhuan - 17.mai.2022/Xinhua

O AC313A pode transportar até 28 pessoas e até cinco toneladas de água para missões de combate a incêndios. Capaz de operar tanto em voo visual como por instrumentos, o AC313A pode atuar em terrenos variados e condições climáticas complicadas, tais como planaltos elevados e temperaturas extremas.

O modelo consegue trabalhar com várias instalações para missões de resgate emergencial. Isso lhe permite realizar missões em todo o país —entrega de suprimentos, combate a incêndios florestais e urbanos, levantamento de grandes equipamentos, prevenção e alívio de desastres, resgate médico, resgate e busca marítima, transporte para plataforma petrolífera offshore, entre outros, segundo o desenvolvedor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.