Descrição de chapéu Previdência inss

Saiba marcar perícia médica no Meu INSS

Após greve dos peritos, fila do exame soma 1 milhão; Previdência quer retomar liberação de auxílio com atestado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São José do Rio Preto (SP)

Segurados do INSS (Instituto Nacional de Serviço Social) que precisam passar pela perícia médica para ter o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, podem agendar o exame sem sair de casa. A fila para ser atendido por um perito soma mais de 1 milhão, após greve da categoria, que foi encerrada.

O agendamento é feito por telefone, na Central 135, ou pelo aplicativo ou site Meu INSS, onde é possível ainda consultar a análise do perito para saber se o pedido foi concedido ou negado. Os serviços de consulta de resultado e de agendamento de perícia estão entre os dez mais buscados no Meu INSS.

Pedido de perícia médica pode ser realizado pelo aplicativo Meu INSS - Gabriel Cabral/Folhapress

Previdência quer volta do auxílio com envio de atestado

Segundo informações do Ministério da Previdência e Trabalho, uma das medidas para diminuir o impacto da reve dos peritos é a implantação da liberação do benefício por incapacidade temporária com o envio do atestado pelo Meu INSS, como já foi feito na pandeia.

Essa e outras duas medidas foram anunciadas pelo órgão em um plano que prevê reduzir a fila das perícias em 90 dias após a implantação das ações. No acordo após o fim da paralisação, os médicos peritos comprometeram-se a repor os dias parados e trabalhar para reduzir o estoque de perícias não realizadas em decorrência da greve.

A categoria deverá realizar perícias extraordinárias, mediante pagamento de bônus de R$ 61,72, além de mutirões para atender a população. Sobre a implantação da perícia com análise documental, a intenção é atender locais onde haja poucos ou não tenha peritos, ou cujo tempo de espera para perícia médica sejam de mais de 30 dias.

Quem pode solicitar o auxílio-doença?

O segurado que sofre um acidente ou tem uma doença que o deixe incapacitado de forma temporária para o trabalho tem direito de receber o auxílio-doença, desde que atenda a algumas regras.

Segundo o INSS, pode solicitar o benefício todo tipo de segurado (empregado, contribuinte individual ou segurado facultativo) que esteja vinculado à Previdência Social e que tenha contribuído por, pelo menos, 12 meses. Doenças graves isentam o segurado do período de carência.

Ainda de acordo com o órgão, o benefício é concedido para a pessoa considerada incapacitada para o trabalho ou para a atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos.

O segurado não faz a solicitação do auxílio-doença especificamente. Ele deve agendar uma perícia médica e quem define o tipo de benefício é o perito. No dia da consulta, é preciso provar que a incapacidade surgiu no período em que já era segurado do INSS —há casos em que, mesmo deixando de pagar, o trabalhador ainda tem direito a benefícios, no chamado período de graça.

Caso contrário, o pedido será negado, explica o advogado previdenciário e presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), Roberto de Carvalho Santos. "Muitas vezes, o segurado começa a contribuir depois que ele está incapacitado, o que vai causar o indeferimento. É igual ao seguro de automóvel, a seguradora não paga a indenização se você contratar o seguro somente após a batida."

Como agendar a perícia pelo Meu INSS

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
  2. Informe CPF e senha; depois, clique no botão "Agendar perícia" ou busque o termo no campo "Do que você precisa"
  3. Selecione a opção "Perícia Inicial"
  4. Preencha os campos que solicitam número de telefone e outros dados
  5. Escolha se é "Empregado" ou "Não Empregado". Se escolher a opção "Empregado" é preciso preencher o CNPJ da empresa na qual trabalha. Em seguida, clique em "Avançar"
  6. Informe o "CEP" para que o sistema apresente a agência mais próxima e clique em "Avançar"
  7. Você será redirecionado ao site da Dataprev
  8. Confirme o nome da cidade e escolha a data e o horário disponível para o exame

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O ATENDIMENTO

  • Documentos originais com foto (RG, CNH ou CTPS)
  • Documentos médicos originais (exames, laudos, receitas)
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante, se houver

COMO CONFERIR O RESULTADO

A consulta à análise do perito para saber se o pedido foi concedido ou negado também pode ser realizada pelo Meu INSS. Veja como fazer:

  1. Entre no aplicativo ou site Meu INSS
  2. Clique no botão "Consultar pedidos"
  3. Encontre seu processo na lista;
  4. Para ver mais detalhes, clique em "Detalhar''
  5. Aparecerá a resposta do perito para seu exame médico

O que levar no dia da perícia

No dia e na hora marcados para a perícia, o segurado precisa comparecer à agência do INSS levando documentos de identificação e todos os laudos e exames originais.

O advogado orienta o segurado a reunir o maior número de documentos possíveis para minimizar as chances de indeferimento no momento da perícia médica. Um desses documentos é o próprio atestado médico ou relatório de um especialista.

"Não basta apenas falar no momento da perícia que você tem o direito ao auxílio, é preciso contar com um atestado ou relatório médico para mostrar que aquela doença traz riscos e impossibilita o desempenho da atividade", diz.

Santos ainda destaca que o perito é o responsável em fazer a avaliação, mas, em alguns casos específicos, ele pode não ter a mesma percepção que a de um especialista na doença do segurado, como, por exemplo, um psiquiatra avaliando um caso de saúde mental.

Quando o benefício é concedido, o perito determina uma data para que ele seja interrompido. Segundo Santos, 15 dias antes de o benefício ser cessado, o segurado é avisado. Caso ele ainda não tenha condições de retornar às atividades, é necessário fazer um pedido de prorrogação. Se perder o prazo, terá de pedir novamente o auxílio-doença.

O que fazer se o auxílio-doença for negado?

Se o benefício por negado, o segurado pode entrar com um pedido de recurso. Após o indeferimento da perícia, ele tem o prazo de 30 dias para recorrer e solicitar uma nova avaliação médica.

O pedido será analisado por um setor formado por médicos peritos. "Se eles não aceitarem, acabaram as possibilidades na via administrativa. Aí é preciso acionar a Justiça", afirma o especialista.

(Com Cristiane Gercina)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.