Vagas de trabalho em aberto nos EUA atingem marca recorde de 11,5 milhões em março

Empregadores podem continuar a aumentar salários, o que colaboraria para manter inflação alta no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucia Mutikani
São Paulo | Reuters

As vagas de emprego disponíveis nos Estados Unidos aumentaram para um patamar recorde em março, em meio à persistência da escassez de trabalhadores, sugerindo que os empregadores podem continuar a aumentar os salários, o que colaboraria para a manutenção da inflação alta.

Os postos de trabalho em aberto, uma medida da demanda por mão de obra, aumentaram em 205 mil, para 11,5 milhões até o último dia de março, disse o Departamento do Trabalho em seu relatório mensal Jolts nesta terça-feira (3).

O segundo aumento mensal consecutivo elevou as vagas em aberto ao nível mais alto desde o início da série iniciada em 2000. Economistas consultados pela Reuters previam leitura de 11 milhões de vagas disponíveis.

Anúncio em feira de trabalho em Massachusetts, EUA - Brian Snyder - 7.dez.2021/Reuters

Os dados do Jolts estão sendo observados de perto por autoridades do Fed (Federal Reserve), que têm adotado uma postura agressiva de política monetária conforme enfrentam uma inflação vertiginosa, com os preços anuais ao consumidor subindo a taxas vistas pela última vez há 40 anos.

Espera-se que o Fed suba os juros em 0,5 ponto percentual na quarta-feira (4) e em breve comece a reduzir suas participações em ativos. O banco central dos EUA elevou sua taxa básica em 0,25 ponto em março.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.