Descrição de chapéu Banco Central juros copom

Valorização do real terá efeito na inflação nos próximos meses, diz diretor do BC

Para Bruno Serra, choques decorrentes da Guerra da Ucrânia mascararam impactos positivos da apreciação cambial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou nesta segunda-feira (30) que o real se tornou um destaque positivo entre as moedas de economias emergentes desde a virada do ano e que espera ver o reflexo da valorização cambial sobre a inflação nos próximos meses.

"Daqui uns três ou quatro meses, assim espero, a gente vai olhar para o Brasil revertendo o choque do câmbio, o câmbio passando a performar mais. Essa valorização é recente e vai começar a bater [na inflação] nos próximos meses", afirmou Serra, em evento promovido pela Kinea Investimentos, gestora de recursos controlada pelo Itaú Unibanco.

Segundo ele, as pressões decorrentes da guerra entre Rússia e Ucrânia encobriram os impactos positivos da apreciação do real. "O choque da invasão da Ucrânia bagunçou um pouco, foi muito agudo e mascarou esse efeito benigno do câmbio", disse.

Reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central - Raphael Ribeiro/BC

No acumulado em 12 meses até abril, o IPCA ficou em 12,13%, maior nível desde outubro de 2003 (13,98%). Na última terça-feira (24), o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) atingiu 12,20%, com elevação de 0,59% em maio, ante alta de 1,73% no mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O diretor do BC apontou também que, apesar de a defasagem da política monetária suavizar a volatilidade dos preços das commodities, como do petróleo, os efeitos secundários foram tão intensos que já são relevantes para as projeções da autarquia.

"De agora até a próxima reunião [em junho], a gente está 100% focado na inflação de 2023. Qualquer choque ou flutuação de preço de petróleo agora vai bater nas nossas projeções até o fim do ano, os efeitos secundários vão bater em 2023. Esse modelo já suaviza bastante, dentro do que acho razoável numa boa condução de política monetária", disse.

"O problema é que os choques são tão grandes que os efeitos secundários já são relevantes. A gente tem de conviver com isso, é desafiador, mas temos que lidar", completou.

Para Serra, no Brasil, o preço do petróleo ao consumidor "mal ou bem" está ajustado, enquanto há atraso em alguns países da América Latina para fazer esse ajuste. Destacou também que o resto do mundo deve atingir o pico de inflação mais adiante, enquanto o indicador, ainda que em um alto nível, deve começar a desacelerar no país.

O diretor do BC apontou ainda que, passados os choques, a inflação global deve caminhar para baixo, com Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) e outros bancos centrais empenhados em trazer o indicador para suas respectivas metas.

Nos 12 meses até abril, os preços ao consumidor nos EUA aumentaram 8,3%. Diante disso, o Fed aumentou as taxas de juros em 0,5 ponto percentual, para a faixa entre 0,75% e 1% ao ano, no início do mês de maio.

Com o ciclo de aperto monetário avançado no Brasil, Serra considera que a taxa básica de juros (Selic) é uma variável de ajuste e que o alto patamar atual, hoje em 12,75% ao ano, é uma questão transitória. O diretor do BC ressaltou que a Selic média entre 2004 e 2012, período de forte crescimento da economia, era de 12% ao ano.

"A gente vai convergir para um nível de taxa de juro que considera hoje neutro, por volta de 7% [ao ano], 3,5% real, meta de inflação de 3%. É do momento, do mesmo jeito que foi 2%, agora ela está 13%, vai ter momento que vai normalizar de novo", disse.

No dia 4 de maio, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC elevou a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual, a 12,75% ao ano. Para a próxima reunião, nos dias 14 e 15 junho, sinalizou uma provável alta adicional de menor magnitude.

Segundo Serra, o momento exige aperto monetário global. "Quem tem mais credibilidade acumulada pode esperar um pouco mais, mas em algum momento todo mundo terá de reagir", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.