XP lança plataforma de negociação de criptomoedas

Um dia após Nubank anunciar novo serviço, XP lança plataforma em parceria com Nasdaq

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A XP anunciou nesta quinta-feira (12) o lançamento da XTAGE, uma nova plataforma de negociação de ativos digitais, em parceria com a Bolsa americana Nasdaq.

Segundo comunicado da XP, a "plataforma de negociação será totalmente integrada ao ecossistema da XP Inc., permitindo que os clientes invistam sem fricção com os serviços aos quais já estão acostumados."

A nova plataforma passa a oferecer, em um primeiro momento, apenas a negociação de criptomoedas. O serviço estará disponível aos 3,5 milhões de clientes da XP por meio do aplicativo da empresa.

Ilustração da criptomoeda Bitcoin
Ilustração da criptomoeda Bitcoin - Dado Ruvic - 6.ago.201/Reuters

No médio prazo, a XP planeja expandir sua oferta para incluir diversos tipos de ativos digitais, à medida que as tendências de mercado e o apetite dos investidores evoluam. A previsão da XP é que a nova plataforma esteja 100% operacional até o final de 2022.

"A criação da XTAGE representa um marco importante no avanço do mercado de ativos digitais e nossa capacidade de oferecer aos investidores maior acesso ao ecossistema desses ativos", afirmou Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da XP Inc., em nota.

Nubank também passou a oferecer negociação de criptomoedas

Nesta quarta-feira (11), o Nubank também já havia anunciado o inicio da oferta de negociação das criptmoedas Bitcoin e Ethereum aos clientes da fintech.

A empresa anunciou ainda um aporte de 1% do caixa da controladora Nu Holdings em Bitcoins.

"Não existem dúvidas que as criptomoedas são uma tendência crescente na América Latina. Temos acompanhado o mercado de perto e acreditamos que existe um potencial transformacional na região", afirmou David Velez, CEO e fundador do Nubank, em nota.

Apesar dos lançamentos recentes, as criptomoedas têm experimentado uma forte desvalorização nas últimas semanas.

Em um ambiente macroeconômico global de pressão inflacionária e de alta dos juros nos mercados desenvolvidos, o Bitcoin acumula queda de cerca de 40% no ano.

Nesta quinta, o Bitcoin volta a operar no campo negativo, pela oitava sessão consecutiva, em baixa de 3,7%, negociado aos US$ 29 mil, segundo dados da Bloomberg.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.