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123 Milhas, CVC, Decolar, Max Milhas e Viajanet são alvo do Ministério da Justiça

Empresas apresentam o maior número de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br na pandemia

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São Paulo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública abriu, nesta segunda-feira (27), processo administrativo contra CVC, Decolar.com, 123 Milhas, Max Milhas e Viajanet.

A medida é resultado de queixas de consumidores à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) sobre a prestação dos serviços pelas agências de turismo ao longo de 2020 e 2021.

As cinco investigadas apresentaram o maior número de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br, durante a pandemia, quando o setor de turismo sofreu com restrições.

Pessoas andando com malas no Aeroporto Internacional de Brasília (DF). Painel de voos na parte superior da foto.
Caso tenha dificuldade para entrar em contato com a empresa ou esta não resolva o problema, é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou ao Juizado Especial Cível - Raul Spinassé - 11.mar.2021/Folhapress

A Senacon, órgão ligado ao Ministério da Justiça, irá apurar possíveis infrações ao Código de Defesa do Consumidor em relação a cancelamentos, remarcações, reembolsos e reaproveitamento de créditos de viagens e reservas.

Caso condenadas nos processos, as agências estão sujeitas ao pagamento de multa no valor de até R$ 13 milhões e outras punições.

Para o ministro da Justiça, Anderson Torres, as investigações sobre a responsabilidade dos problemas enfrentados são necessárias porque "o consumidor não tem poder de escolha quanto ao real prestador, pois a agência faz todo o meio de campo".

De acordo com o ministério, o primeiro pico de reclamações contra as agências foi a partir de abril de 2020, com o início das restrições.

Já o segundo, um ano depois, ocorreu quando as empresas deveriam começar a reembolsar os consumidores que tiveram viagens canceladas, por exemplo.

A Decolar afirma que "está tentando ter acesso ao processo, mas adianta que mantém constante diálogo com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, incluindo a Senacon, visando o aprimoramento contínuo de suas práticas de atendimento aos clientes".

A MaxMilhas diz que ainda não foi notificada sobre o caso. "Tão logo tiver os detalhes, a empresa prestará todos os esclarecimentos", afirmou, em nota.

A CVC também afirma que ainda não foi notificada da abertura do processo administrativo, "mas ressalta que segue políticas de viagens conforme a legislação vigente". ​

O ViajaNet diz que está buscando acesso e visualização do processo. "Desde já, ressaltamos que a empresa dispõe de contínuo diálogo com a Senacon e os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, aspirando aperfeiçoamento constante de suas práticas de atendimento" afirma a empresa, em nota.

A 123 Milhas afirma não ter sido informada da abertura do processo pela Senacom.

"Se a questão está ligada ao atendimento inadequado a alguns consumidores durante a pandemia como afirma a reportagem, queremos ressaltar que somos os primeiros interessados em esclarecer o assunto, que buscamos permanentemente seguir a legislação vigente e, especialmente, conquistar os nossos clientes que são a razão da nossa existência", diz a diretoria da empresa, em nota.

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