Descrição de chapéu Aeroin

Antonov quer ajuda da Embraer para reconstruir An-225 Mriya, o maior avião do mundo

Única unidade do modelo foi destruída durante a Guerra da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Martins
Aeroin

O comandante Dmytro Antonov, piloto de grandes aviões comerciais, publicou um novo vídeo em seu canal no YouTube e voltou a falar sobre a reconstrução do Antonov An-225 Mriya, maior avião do mundo, cuja única unidade foi destruída em março, logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Em primeiro lugar, o piloto comenta que, com a saída da antiga diretoria e a chegada do novo diretor-geral, Yevhen Gravrilov, os projetos para reerguer a empresa estatal passaram a avançar. Além disso, a companhia tem conseguido fazer negócios a partir de sua base secundária no aeroporto de Leipzig (Alemanha), onde estão baseados cinco quadrimotores An-124 Ruslan.

Ao longo de sua fala, ele explora também duas iniciativas, sendo uma delas a revitalização do aeroporto de Gostomel, a base operacional da Antonov, que ficou bastante danificada durante as batalhas que ali ocorreram no começo da guerra, e outra a reconstrução do An-225.

Membro do exército ucraniano em frente a avião Antonov An-225 Mriya, o maior do mundo, destruído pelas tropas russas - Mikhail Palinchak - 2.abr.2022/Reuters

Novas instalações em Gostomel

Para o aeroporto, que serve de base operacional para a Antonov na Ucrânia e sofreu bombardeios durante a invasão russa, o comandante Antonov cita que um projeto de reconstrução com modernização das instalações deverá ser levado adiante.

Isso inclui não apenas consertar o que ficou danificado, mas também explorar melhor o espaço disponível no local. Como exemplo, ele cita que entrará no novo projeto a revitalização da estação de testes de voo para aeronaves existentes ou para novos modelos, como o An-178 modernizado, assim como a construção um grande terminal de cargas e um pequeno terminal de passageiros, de modo a ampliar o uso do local e desafogar os outros aeroportos de Kiev. Ele não cita uma data para que o projeto comece ou termine.

Reconstruindo o An-225 Mriya

Sobre o An-225 Mriya ("Sonho", em ucraniano), que foi por trinta anos o maior avião comercial do mundo, até ser destruído, o comandante Antonov diz que o projeto de reconstrução "está definitivamente acontecendo" e que todas as possibilidades estão sendo exploradas, incluindo para engajar os maiores fabricantes do mundo, como Airbus, Boeing e Embraer, nos esforços de reconstrução.

Nesse sentido, os fabricantes globais poderiam contribuir com sua expertise em várias áreas, a fim de que uma nova versão do Mriya venha com a mais recente tecnologia embarcada. Apesar de o piloto comentar que essa é uma iniciativa que deve ser tentada, ele não explicou se alguma conversa já está acontecendo com as fabricantes.

De todo modo, ainda faltam detalhes do projeto para serem divulgados, e a empresa estatal Antonov já não fala sobre esse tema há algum tempo. Também não se sabe quanto tudo isso custaria. Por ora, segundo o comandante Antonov, o desejo seria ter a aeronave voando sobre Kiev em 2026, quando a Ucrânia completar 35 anos de independência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.