Descrição de chapéu Aeroin indústria

Brasil ganhará nova fábrica de aviões que voam até com combustível de caça

Fabricante austríaca Diamond Aircraft anunciou que sua representante oficial no Brasil irá produzir aviões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Martins
Aeroin

Uma nova fábrica de aviões executivos vai chegar ao país, trazendo equipamentos que ficaram conhecidos como "Glock dos Ares". O investimento estimado pode chegar a R$ 300 milhões.

A fabricante austríaca Diamond Aircraft anunciou ontem que a sua representante oficial no Brasil, a gaúcha Aeromot, irá também fabricar os seus aviões sob licença. Criada em 1981, a Diamond começou a sua história fazendo planadores, mas cresceu e passou para aviões monomotores e depois bimotores, sendo a primeira a adotar, em larga escala, o uso de querosene de aviação (diesel) em seus aviões a pistão.

Modelos DA62, da Diamond Aircraft, em formação - Divulgação

Os motores são feitos pela Austro, uma subsidiária que usa como base motores a diesel da Mercedes-Benz. Além desta inovação, os aviões da Diamond têm fuselagem de fibra de carbono, reduzindo o peso e permitindo um design único, e suas asas alongadas "de planador" garantem um voo estável e muita sustentação.

Todas essas mudanças renderam à Diamond o apelido de "Glock dos Ares", em referência a fábrica de armas do mesmo país que criou um novo conceito de pistolas. No Brasil, a linha de produção será instalada no Rio Grande do Sul, por coincidência também um polo de fábricas de armas.

Todos os aviões bimotores da empresa usam motor a pistão Austro com turbocompressor, que rodam com querosene de aviação comum (JET A1) e também o JP8, que é o querosene militar com aditivos e preparado para ser usado em motores de caças com pós-combustores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.