Uma nova fábrica de aviões executivos vai chegar ao país, trazendo equipamentos que ficaram conhecidos como "Glock dos Ares". O investimento estimado pode chegar a R$ 300 milhões.
A fabricante austríaca Diamond Aircraft anunciou ontem que a sua representante oficial no Brasil, a gaúcha Aeromot, irá também fabricar os seus aviões sob licença. Criada em 1981, a Diamond começou a sua história fazendo planadores, mas cresceu e passou para aviões monomotores e depois bimotores, sendo a primeira a adotar, em larga escala, o uso de querosene de aviação (diesel) em seus aviões a pistão.
Os motores são feitos pela Austro, uma subsidiária que usa como base motores a diesel da Mercedes-Benz. Além desta inovação, os aviões da Diamond têm fuselagem de fibra de carbono, reduzindo o peso e permitindo um design único, e suas asas alongadas "de planador" garantem um voo estável e muita sustentação.
Todas essas mudanças renderam à Diamond o apelido de "Glock dos Ares", em referência a fábrica de armas do mesmo país que criou um novo conceito de pistolas. No Brasil, a linha de produção será instalada no Rio Grande do Sul, por coincidência também um polo de fábricas de armas.
Todos os aviões bimotores da empresa usam motor a pistão Austro com turbocompressor, que rodam com querosene de aviação comum (JET A1) e também o JP8, que é o querosene militar com aditivos e preparado para ser usado em motores de caças com pós-combustores.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.