Descrição de chapéu juros inflação

Citigroup vê chances de recessão global próximas de 50%

Bancos centrais têm aumentado agressivamente as taxas juros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O Citigroup calcula probabilidade de quase 50% de uma recessão global, uma vez que os bancos centrais correm para aumentar as taxas de juros para acabar com a inflação, que tem sido parcialmente alimentada pelo impacto da guerra da Ucrânia e da pandemia de Covid-19.

A recessão é um "risco cada vez mais palpável" para a economia, escreveram analistas do Citigroup em uma nota na quarta-feira (22), em que avaliam a provável trajetória de crescimento global nos próximos 18 meses.

Logo do Citibank em San Francisco, Califórnia - Robert Galbraith - 17.jul.2009/Reuters

"A experiência da história indica que a desinflação muitas vezes acarreta custos significativos para o crescimento, e vemos a probabilidade agregada de recessão se aproximando agora de 50%", disseram os analistas.

Vários bancos centrais, incluindo o Federal Reserve dos EUA, têm aumentado agressivamente as taxas de empréstimo à medida que o custo de vida atinge níveis recordes. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quartaque o banco central norte-americano não está tentando desencadear uma recessão, mas que está empenhado em controlar os preços.

O Citigroup disse que, embora os riscos de recessão sejam maiores, todos os três cenários de um "pouso suave, inflação mais alta e recessão global (são) plausíveis e devem permanecer em nosso radar", com algo mais próximo de um pouso suave como seu cenário básico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.