Elon Musk dá ultimato para que funcionários voltem ao trabalho presencial na Tesla, diz agência

Bilionário teria enviado memorando à equipe exigindo ao menos 40 horas semanais de trabalho presencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tiyashi Datta
Bengaluru | Reuters

Elon Musk, CEO da Tesla, pediu aos funcionários que retornem ao escritório ou deixem a empresa, de acordo com um memorando enviado à equipe da fabricante de veículos elétricos e que circula nas redes sociais.

"Qualquer pessoa que deseje fazer trabalho remoto deve estar no escritório por um mínimo (e quero dizer, no mínimo) de 40 horas por semana ou sair da Tesla", afirmou o empresário no memorando.

"Se você não aparecer, vamos entender que você renunciou."

Elon Musk, CEO da Tesla, em cerimônia em Xangai, China - Aly Song - 7.jan.2019/Reuters

"Quanto mais sênior você é, mais visível tem que ser sua presença", escreveu Musk. "É por isso que eu praticamente morava na fábrica –assim aqueles que estão na linha de produção poderiam me ver trabalhando ao lado deles. Se eu não tivesse feito isso, a Tesla teria falido há muito tempo."

Duas fontes confirmaram a autenticidade do email à que a Reuters teve acesso. Procurada, a Tesla não respondeu a um pedido de comentário.

Musk revisaria e aprovaria todos os casos em que os funcionários não pudessem atender ao mínimo de horas, de acordo com o email.

As principais empresas de tecnologia do Vale do Silício não exigem que os trabalhadores retornem ao escritório em tempo integral, diante da resistência de alguns trabalhadores e do ressurgimento de casos de coronavírus na Califórnia.

A Tesla mudou sua sede para Austin, Texas, mas tem sua base de engenharia e uma de suas fábricas na área da Baía de São Francisco.

"É claro que há companhias que não exigem isso, mas quando foi a última vez que eles lançaram um produto ótimo? Já faz um tempo", escreveu Musk no email.

A Tesla criou e vai criar e fabricar os produtos mais interessantes e significativos que qualquer empresa da Terra. E isso não vai acontecer por telefone.

Um dos seguidores de Musk no Twitter postou outro email que o bilionário aparentemente enviou a executivos pedindo que trabalhassem presencialmente no escritório ao menos 40 horas por semana ou que "deixassem a Tesla".

Em resposta a essa postagem na rede social, o bilionário, que anunciou no fim de abril a intenção de comprar a rede social por US$ 44 bilhões (R$ 216,4 bilhões), disse: "Eles deveriam fingir que trabalham em outro lugar."

Alguns funcionários da Tesla expressaram descontentamento por meio do aplicativo anônimo Blind, que exige que os usuários se inscrevam usando o email da empresa como prova de que trabalham no local.

"Se houver um êxodo em massa, como a Tesla terminaria os projetos? Não acho que os investidores ficariam felizes com isso", escreveu um funcionário da empresa.

"Esperando que ele recue bem rápido", postou outro trabalhador.

A companhia do bilionário se junta a uma onda de empresas que exigem o retorno ao escritório para os funcionários. Enquanto alguns grandes empregadores adotaram políticas de trabalho remoto permanente, outros, incluindo o Google, da Alphabet, apostam que é melhor promover interações pessoais entre colegas.

O CEO do Twitter, Parag Agrawal, tuitou em março que os escritórios da rede social seriam reabertos, mas os funcionários ainda poderiam trabalhar em casa, se quisessem. A rede foi recentemente foi adquirida por Musk, embora a conclusão do negócio ainda esteja pendente.

"Onde você se sentir mais produtivo e criativo é onde você trabalhará e isso inclui trabalhar em casa em tempo integral para sempre", disse Agrawal em um tuíte datado de 3 de março.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.