Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

'Estou com vontade de você', disse então presidente da Caixa, segundo funcionária

Mulher relata assédio e afirma ter sido puxada pelo pescoço por Pedro Guimarães; executivo se tornou réu após denúncia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Uma funcionária da Caixa Econômica Federal diz em depoimento à Folha que foi assediada por Pedro Guimarães, então presidente da instituição. Ela afirma ter sido puxada pelo pescoço e ter ficado em choque após o episódio. Nesta sexta (31), cerca de nove meses depois de o caso ter vindo à tona, a Justiça aceitou denúncia contra Guimarães e ele se tornou réu pelos casos de assédio.

Com receio de sofrer retaliação do comando do banco, a mulher pediu para ter sua identidade preservada —será chamada pelo nome fictício de Roberta nesta reportagem.

Segundo ela, os assédios de Pedro Guimarães aconteciam diante de todos, dentro e fora da instituição. O caso foi revelado pelo portal Metrópoles na terça-feira (28), que relata a existência de uma investigação no Ministério Público Federal.

Homem fala ao microfone e espalma a mão direita ao lado do rosto
Pedro Guimaraes, presidente da Caixa - Ueslei Marcelino - 27.mar.2022/Reuters

O caso narrado à Folha por Roberta ainda não avia sido relatado às autoridades na ocasião. "Não falei antes com medo e vergonha, e agora me sinto culpada porque penso que se tivesse falado antes, outras mulheres não teriam passado pelo que passei, nem por situações piores", afirma.

Roberta conta que, em uma ocasião, estava a sós com o presidente do banco, quando ele perguntou se ela "estava com ele". A funcionária entendeu, à época, que a pergunta era em relação ao governo. Ela teria, então, respondido que sim.

"Aí quando fui sair, ele me puxou pelo pescoço e disse: ‘Estou com muita vontade de você’. Saí da sala, em choque e chorando", afirma ela. "Depois, em outro momento, ele já passou a mão pela minha cintura e foi abaixando, mas saí antes que piorasse."

Segundo a funcionária, Guimarães também tem hábito de dar "beliscões" em mulheres.

"As pessoas aceitam o abuso com medo da retaliação, do poder dele, isso é, perder a função. Ele te tira de uma posição de destaque, que você estudou e tem qualificação para estar lá, para te colocar numa função muito abaixo. Isso da noite para o dia, sem nenhum aviso", disse.

Guimarães, além de presidente da Caixa, era próximo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Nos bastidores do governo, assessores afirmam que já chegou a pleitear a vaga de vice na chapa do chefe do Executivo.

Com a divulgação das acusações de assédio, ele foi retirado do cargo e afastado do banco.

Bolsonaro escolheu Daniella Marques, braço direito do ministro Paulo Guedes (Economia), para presidir a Caixa Econômica Federal no lugar de Pedro Guimarães.

Após a repercussão do caso, a Caixa cancelou evento que aconteceria na manhã desta quarta (29) com pronunciamento de Guimarães e uma coletiva de imprensa sobre o Ano Safra 2022/2023. A cerimônia foi realizada nesta quarta, mas apenas com funcionários do banco. Guimarães levou a esposa ao evento fechado e, em seu discurso, mencionou casamento, filhos e ética.

"Agradeço a minha esposa, de uma maneira muito clara. São 20 anos juntos, dois filhos, e uma vida inteira pautada pela ética", afirmou.

De acordo com o portal Metrópoles ao menos cinco funcionárias da Caixa acusam Guimarães de assédio sexual. Em um dos relatos, uma delas diz que uma pessoa ligada ao presidente do banco perguntou o que fariam "se o presidente" quisesse "transar com você?".

Segundo a denunciante, ele estava na piscina e "parecia um boto se exibindo". Além disso, funcionárias recebiam chamados para ir ao quarto de Guimarães, entre outros relatos.

Procurado pela Folha para comentar as denúncias, o presidente da Caixa não respondeu. Ao Metrópoles, o banco informou desconhecimento acerca das acusações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.