Descrição de chapéu google internet YouTube

Google terá que indenizar político australiano por vídeos difamatórios no YouTube

Comediante acusou John Barilaro de corrupção, imitando sotaque italiano para ironizar suas origens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sydney (Austrália) | AFP

O Tribunal Federal da Austrália condenou o Google a pagar mais de US$ 500 mil (R$ 2,3 milhões) por danos a um político após considerar que ele sofreu difamação por vídeos postados na plataforma YouTube, que pertence ao gigante americano da internet.

Em uma série de publicações em 2020, o comediante Jordan Shanks acusou de corrupção o então primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, John Barilaro, imitando um sotaque italiano para ironizar suas origens.

Barilaro, que se aposentou da política este ano, alegou que os vídeos eram racistas e o deixaram traumatizado. Ele denunciou a empresa americana por não retirar os vídeos ofensivos quando seus advogados enviaram uma petição em dezembro de 2020.

Logo da Google e bandeira da Austrália - Dado Ruvic - 18.fev.2021/Reuters

O tribunal considerou que a publicação dos vídeos na plataforma do Google levou à renúncia prematura do político e o traumatizaram consideravelmente.

Em sua análise, o tribunal destaca que Shanks "precisava do YouTube para disseminar seu veneno" e afirma que o Google estava disposto a unir-se ao comediante para obter receita como parte de seu modelo de negócios.

A AFP procurou o Google para comentar o caso, mas não recebeu resposta até o momento.

Barilaro concluiu no fim do ano passado um acordo extrajudicial com o comediante, que se comprometeu a pedir desculpas publicamente e a editar os vídeos que registraram mais de um milhão de visualizações no YouTube.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.