IBGE abre 48.535 vagas para recenseadores; veja como participar

Inscrições são gratuitas e vão até próxima quarta-feira (15)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São José do Rio Preto (SP)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu nesta quinta-feira (9) um processo seletivo simplificado para contratar recenseadores para o Censo 2022. Ao todo, são 48.535 vagas temporárias distribuídas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (15), sem cobrança de taxa. Os interessados devem acessar o portal do IBGE, e fazer a inscrição por meio do formulário virtual.

0
Processo seletivo não terá cobrança de taxa; seleção será feita por análise curricular - Ricardo Benichio/folhapress

De acordo com o instituto, a seleção será feita por meio de análise curricular. Segundo o edital, a recomendação é que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador. A previsão de duração de contrato é de até três meses.

VAGAS POR ESTADO

São Paulo é o estado com o maior número de vagas: são 18.589 em 635 municípios. Grande parte delas (5.426) está concentrada na capital paulista. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas, que estão distribuídas por 492 municípios. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 oportunidades.

São Paulo será o estado com o maior número de vagas: 18.589 espalhadas por 635 municípios - Divulgação/IBGE

​CENSO DEMOGRÁFICO 2022

Ao todo, o IBGE deve contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no Censo. Dessas vagas, 183.021 são para recenseadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho. Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realizada em abril.

PROCESSO COMPLEMENTAR

"O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição", diz o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.

As contratações serão efetuadas nos termos da lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

LISTA DE APROVADOS EM CONCURSO

No dia 20 de maio, o IBGE divulgou a lista de aprovados nos concursos para o Censo Demográfico 2022. Os candidatos às vagas de recenseador e agente censitário podem consultar o resultado no site da FGV (Fundação Getulio Vargas), organizadora da seleção.

Neste ano, mais de 621 mil pessoas concorreram às 206.891 vagas temporárias no Censo, sendo 23.870 para agentes censitários e 183.021 para recenseadores. As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.