Descrição de chapéu Aeroin

Órgão dos EUA exige que SpaceX reduza impacto ambiental de seus foguetes

Administração Federal de Aviação dos EUA exigiu 75 medidas de empresa de Elon Musk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juliano Gianotto
Aeroin

A FAA dos EUA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês) exigirá que a SpaceX tome mais de 75 medidas para mitigar os impactos ambientais de seu plano proposto para lançar foguetes de Boca Chica, Texas.

A empresa de transporte espacial do bilionário Elon Musk deve concluir a revisão ambiental antes da decisão sobre a licença para lançamento.

Elon Musk durante conferência de imprensa em Cape Canaveral, na Flórida - Mike Blake - 2.mar.2019/Reuters

Após consultar o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, a FAA decidiu que haverá um aviso mais adiantado aos lançamentos. A ideia é gerenciar melhor o período de interdição da State Highway 4 durante as operações. A rodovia atravessa Boca Chica Beach, Texas State Parks e o Lower Rio Grande National Wildlife Refuge.

Em feriados, a rodovia não poderá ser fechada, e as restrições de fim de semana são limitadas a cinco finais de semana no máximo, garantindo acesso ao refúgio e ao parque durante todo o ano. A FAA também exigirá notificações em tempo real quando as restrições de acesso começarem, terminarem ou forem canceladas.

Serão necessárias medidas adicionais para lidar com os impactos sobre os peixes, a vida selvagem, as plantas e os recursos protegidos pela Lei Nacional de Preservação Histórica. Alguns exemplos dessas medidas incluem:

  • Monitoramento contínuo da vegetação e vida selvagem por um biólogo qualificado;
  • Garantia de notificação antecipada às comunidades vizinhas sobre possíveis ruídos do motor e estrondos sônicos dos lançamentos;
  • Coordenação com agências estaduais ou federais para remover detritos de lançamento de habitats sensíveis;
  • Ajuste da iluminação no complexo de lançamento para minimizar o impacto na vida selvagem.

A SpaceX também deve atender aos requisitos de segurança, risco e responsabilidade financeira antes que uma licença seja emitida para qualquer atividade de lançamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.