Descrição de chapéu petrobras

Petrobras analisa currículo de Paes de Andrade, mas ainda não sabe se governo renovará conselho

Demora nas indicações reforça percepção de que Planalto tentará eleger novo presidente sem assembleia de acionistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Petrobras recebeu esta semana os documentos para análise da indicação de Caio Paes de Andrade à presidência da companhia, mas o governo ainda não apresentou as outras sete indicações para o conselho de administração da companhia a que tem direito.

As indicações são consideradas essenciais pelo conselho atual para a convocação de assembleia de acionistas que avaliará o nome de Paes de Andrade, o que leva conselheiros a acreditar que o governo busca uma solução alternativa para acelerar a nomeação.

Essa solução poderia passar pela renúncia de um dos membros atuais do conselho para sua substituição por Paes de Andrade. Assim, sua nomeação dependeria apenas de uma reunião do colegiado, e não mais de uma assembleia de acionistas.

O presidente demitido da Petrobras, José Mauro Coelho, já avisou que não renunciará. O governo tem hoje outros cinco assentos no conselho, já que perdeu duas vagas para minoritários na assembleia que elegeu Coelho, em abril.

São eles: o presidente do colegiado, Márcio Weber, Luiz Henrique Caroli, Murilo Marroquim, Ruy Flacks Schneider e Sonia Villalobos.

Conselheiros ouvidos pela reportagem avaliam que não há impedimento legal para a manobra para acelerar a nomeação, que não deve enfrentar grande resistência dos minoritários por reduzir o clima de incerteza sobre o comando da companhia.

A análise de Paes de Andrade pelo Comitê de Pessoas da estatal ainda não foi concluída. Há, entre acionistas, a percepção de que seu currículo não atende às exigências estabelecidas pela Lei da Estatais, que foram incorporadas também pelo estatuto da companhia.

A lei exige experiência de dez anos na mesma área de atuação da empresa ou em área conexa; ou quatro anos na chefia em empresa de porte equivalente, cargo em comissão ou de confiança no setor público; ou cargo de docente ou de pesquisador em áreas de atuação da estatal para a qual foi nomeado.

Permite ainda a nomeação e indicados com quatro anos de experiência como profissional liberal em atividade direta ou indiretamente vinculada à área de atuação da empresa pública ou sociedade de economia mista.

Paes de Andrade construiu sua carreira em empresas de tecnologia, primeiro a PSINet Brazil e depois a Webforce Investimentos, da qual é sócio e que, segundo a Petrobras, apoiou mais de 30 startups. A estatal diz ainda que ele é "empreendedor em tecnologia de informação, mercado imobiliário e agronegócio".

Os documentos de Paes de Andrade foram enviados à Petrobras na terça (31) e não há um prazo definido para sua análise.

Conhecido como "background check de integridade", esse processo inclui não só a avaliação do currículo, também investiga se os candidatos são alvos de processos, têm dívidas ou tiveram atuação em partidos políticos, por exemplo.

Aos candidatos, é dado um prazo para que esclareçam eventuais dúvidas ou comprovem diligência para responder apontamentos sobre atividades anteriores feitas por órgãos de controle internos ou externos.

Em eleições anteriores, a Petrobras entendeu que o comitê tem papel apenas consultivo, isto é, seu parecer não tem poder de rejeitar um candidato, o que é papel dos acionistas. Com maioria das ações votantes, o governo tem a palavra final.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.