Descrição de chapéu Imposto de Renda

Receita Federal abre consulta a lote do IR 2022 com correção nesta quinta

Segundo lote de restituições terá correção de 1% pela taxa Selic; 4,3 milhões de contribuintes vão receber

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Receita Federal abre, às 10h desta quinta-feira (23), a consulta ao pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022, conforme a Folha antecipou. O lote atenderá contribuintes prioritários e não prioritários e terá correção de 1% com base na taxa básica de juros (Selic).

Ao todo, serão pagos valores a 4,3 milhões de contribuintes, que receberão R$ 6,3 bilhões. Do total, R$ 2,7 milhões são para cidadãos com prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 entre 60 e 79 anos, 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Segundo a Receita, foram contemplados ainda 2,8 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março deste ano.

Leão do Imposto de Renda IR 2022
Segundo lote de restituições do IR 2022 será pago para contribuintes não prioritários, com correção de 1% - Catarina Pignato

A consulta pode ser feita no site da Receita ou pelo Portal e-CAC. O depósito dos valores ocorrerá na quinta-feira (30), na conta informada pelo trabalhador ao declarar o IR. Terão direito à restituição contribuintes que não caíram na malha fina. Cidadãos com prioridade legal que saíram da malha também recebem.

Se, por algum motivo, o crédito não ocorrer porque a conta foi desativada, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito no site, em https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em até um ano, deverá fazer o pedido pelo Portal e-CAC, acessando "Declarações e Demonstrativos", em "Meu Imposto de Renda", e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Saiba fazer a consulta

A consulta à restituição é feita pela internet, no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco. Para consultar por meio do e-CAC, é preciso ter senha gov.br.

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em "Entrar com gov.br"
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
  3. Depois, digite a senha e vá em "Entrar"
  4. Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)"

Segundo a Receita, mensalmente, o órgão recebe da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. No primeiro lote, a ordem de prioridade para recebimento de restituição incluiu idosos, com preferência para os maiores de 80 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do segundo lote, os demais contribuintes passam a receber, desde que não tenham caído na malha fina e tenham feito a entrega da declaração nos primeiros dias do prazo, de março a maio deste ano. No caso das prioridades, quando há empate, quem entregou primeiro recebe antes.

O dinheiro cai na conta conforme o calendário da Receita. Em geral, a consulta aos valores é aberta uma semana antes da data do depósito. O valor informado é pago na conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte informada na declaração. Neste ano, também é possível receber por Pix, desde que a chave seja o número do CPF do declarante.

Veja o calendário de pagamento da restituição do IR 2022

Lote Data do pagamento
já pago
30 de junho
29 de julho
31 de agosto
30 de setembro

Próximos lotes também serão corrigidos pela Selic

O pagamento dos próximos lotes do IR também terá correção pela Selic. Ao todo, são liberados cinco lotes de restituição do Imposto de Renda. Segundo Richard Domingos, da Confirp Consultoria Contábil, a correção é de 1% mais os juros da taxa básica mensal, elevando os ganhos de quem declarou nos últimos dias.

A taxa Selic subiu para 13,25% na última quarta (15), após decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. O colegiado do BC sinalizou que o aumento de juros se estenderá para a próxima reunião, em agosto, quando prevê uma nova alta de igual ou menor magnitude. Isso significa um aumento de 0,5 ponto percentual ou de 0,25 ponto percentual.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.