Descrição de chapéu Folhajus inflação

Ricardo Eletro tem falência decretada pela Justiça

No fim do ano passado, valor do endividamento superava os R$ 4 bi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A varejista Ricardo Eletro, controlada pela Máquina de Vendas, teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo na última quarta-feira (8). A companhia pediu recuperação judicial em 2020.

Conforme antecipou o jornal Valor Econômico e a Folha confirmou, a falência foi decretada pelo juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo.

Loja Ricardo Eletro, marca da Máquina de Vendas, terceira maior varejista de eletrodomésticos do Brasil
Loja Ricardo Eletro, marca da Máquina de Vendas - Reprodução

Em sua decisão, o juiz apontou que "houve a identificação de diversos fatores de esvaziamento patrimonial" e que a recuperação judicial "não reúne condições de prosseguimento".

O magistrado complementa que todo empresário deve saber, ao fazer a decisão de desenvolver esse tipo de atividade, que poderá enfrentar crises. "Verifica-se, então, que a falência da empresa inviável é a solução mais adequada do ponto de vista econômico e social."

A Justiça também determinou que os sócios da empresa apresentem, no prazo de cinco dias, a relação nominal de credores, descontando o que já foi pago na recuperação judicial e incluindo os créditos que não estavam submetidos à recuperação.

Ainda segundo o juiz, os credores terão reconstituídos seus direitos e garantias nas condições que haviam sido contratadas, deduzidos os valores pagos na recuperação judicial.

O magistrado também manteve como administradora judicial a Laspro Consultores.

O grupo Máquina de Vendas entrou com um recurso junto à 2ª Câmara de Direito Empresarial nesta quinta-feira (9). Por meio de nota, o presidente da empresa, Pedro Bianchi, afirmou que o grupo foi surpreendido pela decisão da Justiça, e que a posição da presidência, diretoria e de todo corpo jurídico é de completa discordância da decisão proferida.

"Não cabe ao Judiciário decidir sobre viabilidade econômico-financeira sobre empresa e sim a empresa e seus credores. Por considerarmos a decisão absolutamente infundada juridicamente, o jurídico do Grupo Máquina de Vendas já está tomando todas as medidas de urgência para reverter a decisão, e confia-se que nas próximas 48 horas será proferida uma nova decisão", diz.

O grupo também diz considerar que a fase mais difícil de seu processo de recuperação judicial já acabou, quando houve a aprovação da assembleia de credores. "Agora, o foco é a estabilidade operacional e aumento de faturamento."

Em outubro de 2020, a varejista protocolou seu plano de recuperação judicial. No fim do ano passado, o valor do endividamento superava os R$ 4 bilhões.

A Ricardo Eletro foi fundada por Ricardo Nunes no interior de Minas Gerais, em 1989. Ela chegou a ter mais de 1.100 lojas pelo Brasil, com mais de 12 mil colaboradores diretos.

Em 2020, o fundador da Ricardo Eletro foi preso por suspeita de sonegação fiscal, sendo liberado posteriormente.

Veja íntegra da nota do Grupo Máquina de Vendas:

O Grupo Máquina de Vendas foi surpreendido no dia 08 de junho de 2022, com a decisão de convolação em falência no processo de Recuperação Judicial que está em curso na 1ª Vara de Recuperação e Falência do Foro Central da Comarca de São Paulo/SP.

A posição da Presidência, Diretoria e todo corpo jurídico é de completa discordância da decisão proferida. Não cabe ao poder judiciário decidir sobre viabilidade Economico-financeira sobre empresa e sim a empresa e seus credores. Por considerarmos a decisão absolutamente infundada juridicamente, o jurídico do Grupo Máquina de Vendas já está tomando todas as medidas de urgência para reverter a decisão, e confia-se que nas próximas 48 horas será proferida uma nova decisão, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, revogando todos os efeitos dessa decisão.

O Grupo Máquina de Vendas desempenha um papel relevante na economia, na geração de empregos e no setor varejista sob a marca Ricardo Eletro. Hoje com uma operação remodelada para o formato digital, temos mais de 30 mil SKus cadastrados em nosso site, com mais de 3.000 já online, inclusive com marcas famosas e de primeira linha em categorias importantes como celulares, utilidades domésticas, móveis, esportes e lazer e outros.

O Grupo Máquina de Vendas entende que a fase mais difícil de seu processo de recuperação judicial já acabou, quando houve a aprovação da assembleia de credores. Agora, o foco é a estabilidade operacional e aumento de faturamento. Entre as medidas já adotadas, estão: Enxugamento de custos fixos em mais de 90%; + de 30 contratos de marketplace assinados; CRM ativo; Reformulação da marca, Performance digital, sendo que em dezembro de 2021, o Grupo MDV contratou a Peace, agência de performance e otimização digital, que está fazendo trabalho de "purificação" digital da plataforma e do nome Ricardo Eletro, com melhorias de experiência de compra para o cliente.

Em pouquíssimo tempo, a Ricardo Eletro está em primeiro lugar em posicionamento competitivo orgânico contra mais de 2.863 lojas online, com alcance de de 13,1 milhões de usuários.

Com isso, a expectativa é de encerrar o ano de 2022 com faturamento (GMV) mensal acima de cem milhões de reais. Contamos com o apoio de grandes nomes da indústria, além de outras dezenas de parceiros de marketplace, motivo pela qual continuamos confiantes e firmes na nossa jornada pela reestruturação do Grupo Máquina de Vendas.

Temos plena confiança de que a decisão de convolação em falência será revertida prontamente por ela não refletir a realidade das operações, especialmente considerando os grandes e consideráveis avanços operacionais obtidos até aqui, em destaque: migração tecnológica para VTEX, apoio operacional pela Infracommerce e reformulação do logo para trazer modernidade.

Lembramos que o Plano de Recuperação Judicial foi aprovado na Assembleia Geral de Credores realizada em 16 de setembro de 2021 por mais de 70% dos credores presentes e assim deve prevalecer!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.