Setor de energia atrai investidores, unicórnios concentram demissões e o que importa no mercado

Leia a edição da newsletter FolhaMercado desta segunda-feira (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esta é a edição da newsletter FolhaMercado desta segunda-feira (13). Quer recebê-la de segunda a sexta, às 7h, no seu email? Inscreva-se abaixo:


Setor de energia é um dos queridinhos da Bolsa

O setor de energia, que se tornou foco das atenções do mercado com o processo de privatização da Eletrobras, é um dos queridinhos dos investidores e gestores brasileiros.

O que explica: por sua natureza regulatória, esse setor é considerado como um dos mais previsíveis da Bolsa e as empresas podem funcionar como uma espécie de proteção para as carteiras em momentos de queda generalizada das ações.

  • As companhias também costumam ser boas pagadoras de dividendos, o que ajuda a atrair acionistas.
  • As empresas do setor podem atuar nos segmentos de geração, transmissão e distribuição –os dois primeiros são considerados ainda mais previsíveis, já que o último tem como clientes casas e empresas, que podem atrasar as contas ou reduzir o consumo em momentos de crises econômicas.

Em números: no acumulado de 12 meses até 10 de junho, o Ibovespa caiu 18,9%, enquanto o IEE (Índice de Energia Elétrica) da B3 recuou 6,61%.

Privatização da Eletrobras: os trabalhadores que aplicaram parte do saldo que possuem no FGTS nas ações da companhia poderão investir 66,79% do valor inicialmente reservado para comprar cotas da empresa.

  • O rateio aconteceu porque a demanda foi superior ao limite de R$ 6 bilhões definido pela empresa para essa modalidade de aplicação.
  • Investiu na Eletrobras? Saiba o que acontece agora.

Mais sobre investimentos:


Unicórnios concentram cortes, diz Abstartups

A onda de demissões nas empresas de tecnologia está concentrada nos unicórnios (startups avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais), afirma o presidente da Abstartups (Associação Brasileira de Startups), Felipe Matos.

Entenda: diversas empresas de tecnologia promoveram cortes de funcionários recentemente, como QuintoAndar, Loft, Facily, 2TM (dona do Mercado Bitcoin) etc.

O que explica: startups que viraram unicórnios nos últimos anos aproveitaram o cenário de alta liquidez no mercado global para angariar centenas de milhões em rodadas de investimento em sequência.

A onda de demissões também atinge empresas financeiras focadas em tecnologia, como destaca o colunista Marcos de Vasconcellos.

  • É o caso da Empiricus, que vende relatórios de investimentos, da empresa do Primo Rico, influenciador que se popularizou com lições sobre como investir, e do TC (antigo Traders Club), uma plataforma de informações para investidores.

Sangria geral: o azedume do setor não é exclusivo do Brasil. Lá fora, as big techs também foram atingidas e colocaram um freio nos processos de contratação.


Apps de mensagem ajudam na contratação

Diante da digitalização impulsionada pela pandemia, as empresas de recrutamento passaram a usar aplicativos de mensagem como Slack, Discord, Telegram e WhatsApp para encontrar trabalhadores.

O que explica: além de permitirem um contato mais próximo com o candidato, esses apps reúnem membros de grupos específicos, o que facilita na seleção e no filtro de candidatos.

Trabalho presencial x home office: 50% dos trabalhadores americanos preferem se demitir do que serem forçados a voltar ao escritório em tempo integral. A pesquisa, feita pela Robert Half, uma empresa global de recrutamento, mostra o desafio diante dos chefes que querem o retorno presencial dos funcionários.


Startup da Semana:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.