Toblerone deixará de ser 'suíço' com transferência parcial da produção para Eslováquia

Embalagem do chocolate será relançada com indicação de que marca foi 'estabelecida na Suíça'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Silke Koltrowitz
Zurique | Reuters

A Mondelez vai transferir parte da produção do chocolate triangular Toblerone da Suíça para a Eslováquia no final do próximo ano, e terá que tirar o atributo "suíço" da embalagem da marca.

"A partir do final de 2023, adicionaremos uma produção limitada de Toblerone na Eslováquia", disse a porta-voz da Mondelez, Livia Kolmitz, em comunicado enviado por email nesta quinta-feira (23), confirmando uma reportagem do veículo suíço SRF.

As empresas de alimentos enfrentam uma alta inflação de custos, mas Kolmitz não relacionou a mudança a essas pressões. Ela mencionou forte crescimento, o que significa que a empresa aumentará a capacidade em sua unidade de produção em Berna, Suíça.

Chocolate Toblerone em supermecado na Suíça - Arnd Wiegmann - 13.dez.2016/Reuters

"Berna está no centro da história do Toblerone, continuaremos fazendo nossas barras de cem gramas lá", disse Kolmitz à Reuters, descartando cortes de empregos.

O Toblerone foi lançado pela primeira vez em 1908 e é produzido exclusivamente na Suíça desde o início da década de 90.

Sob as rígidas regras de rotulagem suíças, o chocolate feito no exterior não pode ser chamado de "suíço", e a Mondelez terá que remover essa referência.

"Vamos relançar a embalagem do Toblerone a partir deste verão [no Hemisfério Norte], dizendo que a marca foi 'estabelecida na Suíça'", disse Kolmitz, apontando para o site britânico da marca para dar uma ideia de como seria a nova embalagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.