Descrição de chapéu Rússia

Bolsonaro diz que diesel importado da Rússia pode chegar em 60 dias e espera queda de preço

Presidente já tinha falado dessa possibilidade no final de junho, após conversa com Putin

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisandra Paraguassu
Brasília | Reuters

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (11), que está "quase certo" um acordo para comprar óleo diesel da Rússia, e que as primeiras cargas podem chegar ao Brasil em 60 dias, em mais um movimento para tentar reduzir o preço dos combustíveis no país.

"Agora está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia. A Petrobras, alguns lá, compravam bem mais caro", disse Bolsonaro, sem fornecer mais detalhes, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

Presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio Planalto, em Brasília - Adriano Machado - 6.jul.2022/Reuters

Mais tarde, em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que o combustível pode chegar ao Brasil em um prazo de dois meses, e que espera uma redução no valor cobrado dos consumidores a partir do acordo com os russos.

"A previsão nossa é em dois meses chegar o diesel mais barato. Tem os estoques. Nós importamos quase 30%. Agora, você tem que importar diesel de quem está vendendo mais barato, e não importar à vontade de quem está vendendo até mais caro, porque aumentando o preço aqui aumenta o lucro da Petrobras", afirmou.

Procurados, o gabinete de Bolsonaro e o Ministério de Minas e Energia não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Segundo o presidente, o diesel pode baixar de preço até mesmo antes da chegada das importações russas caso haja uma nova redução no preço do petróleo Brent, cuja cotação chegou a ficar abaixo de US$ 100 o barril, mas que voltou a subir.

"Acredito que se houver uma certa constância um pouco abaixo de US$ 100 tem espaço para diminuir imediatamente o preço dos combustíveis nas refinarias daqui, porque quando aumentava (o preço do petróleo), aumentava, então quando diminui, a gente espera que diminua também, afirmou.

Bolsonaro lembrou que o preço da gasolina já caiu em todo país depois que o Congresso aprovou uma desoneração tributária do ICMS. Segundo levantamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o insumo recuou 8,9% no Brasil na semana passada.

"A gasolina baixou de preço, daqui a 60 dias, se Deus quiser, baixa o diesel também, talvez até antes se baixar o Brent lá fora", afirmou.

Um importante funcionário do Ministério da Economia disse à Reuters, sob condição de anonimato, que o acordo de importação de diesel russo "faz sentido e eventualmente pode acontecer".

Já um alto funcionário da Petrobras, estatal que fornece a maior parte do combustível para o mercado brasileiro, disse à Reuters que a ideia não era surpreendente, mas levantou preocupações, sem entrar em detalhes.

Bolsonaro já havia falado dessa possibilidade no final de junho, depois de uma conversa por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin.

A Rússia está sob sanções internacionais desde a invasão a Ucrânia, especialmente dos Estados Unidos e da União Europeia --o bloco costumava ser o principal consumidor de gás e petróleo do país, mas cortou boa parte das compras.

Ao contrário dos europeus e norte-americanos, e mesmo com a pressão desses países, o governo brasileiro continua negociando com os russos. Bolsonaro já acertou, também, a garantia de fornecimento de fertilizantes vindo da Rússia.

"A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo. Parece que as sanções econômicas não deram certo", disse Bolsonaro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.