Eve, da Embraer, acerta encomenda de 150 'carros voadores' para empresa britânica

Com nova negociação, empresa ultrapassa marca de 2.000 pedidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

André Romani
São Paulo | Reuters

A Eve, subsidiária de mobilidade urbana da Embraer, anunciou nesta terça-feira (19) que assinou documento preliminar para encomenda de até 150 veículos elétricos de decolagem e aterrissagem verticais (eVTOLs), os chamados "carros voadores", pela britânica BAE Systems.

As três partes assinaram carta de intenção não vinculativa para a aquisição dos eVTOLs e o objetivo é que a BAE analise a aplicação das aeronaves para o mercado de defesa e segurança, disse a Eve. Não foram divulgados os valores do negócio.

O pedido potencial será adicionado à atual carteira de pedidos da Eve de 1.910 eVTOLS. Com isso, a empresa ultrapassa a marca de 2.000 unidades encomendadas, a maior dentro do setor de mobilidade aérea avançada (AAM, na sigla em inglês).

'Carro voador' que está em desenvolvimento pela Eve Air Mobility, empresa da Embraer
'Carro voador' que está em desenvolvimento pela Eve Air Mobility, empresa da Embraer - Divulgação/Embraer

Mais cedo, a Embraer afirmou que assinou memorando de entendimento com a BAE, empresa britânica que atua no mercado de defesa, confirmando a intenção das companhias de criar uma joint venture para desenvolver uma variante do eVTOL da Eve voltada ao segmento de defesa.

Planos iniciais para o desenvolvimento de operações de defesa com eVTOLs da Eve em conjunto com a BAE foram anunciados pela Embraer em dezembro.

"As equipes da Embraer e da BAE Systems continuarão trabalhando juntas para explorar como a aeronave, projetada para o mercado de mobilidade urbana, pode ser uma variante de defesa com baixos custos operacionais, sustentável e adaptável", disse Jackson Schneider, presidente da Embraer Defesa & Segurança, em comunicado mais cedo.

Além disso, a Embraer e a BAE anunciaram pela manhã outro memorando de entendimentos, nesse caso para promoção do cargueiro C-390 Millennium nos mercados do Oriente Médio, com foco inicial na Arábia Saudita.

Os anúncios pela Embraer ocorrem no âmbito do Farnborough Airshow, evento do setor aéreo que acontece no Reino Unido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.