Rodar 100 quilômetros pela cidade de São Paulo com Fiat 500e custa aproximadamente R$ 7. O valor considera a tarifa de energia no mês de julho e os resultados obtidos pelo carro no teste Folha-Mauá. Os modelos híbridos ou 100% elétricos se destacaram na edição 2022 do Ranking-Folha, que avaliou 81 carros em 15 categorias.
O modelo foi o mais econômico entre os hatches elétricos tanto na cidade como na estrada. De acordo com a montadora, seu preço parte de R$ 256 mil, e é a única opção do novo 500 disponível hoje no mercado brasileiro.
O carro elétrico mais rápido entre os compactos foi o Mini Cooper SE, que foi do zero aos 100 km/h em 7,2 segundos. Seu preço começa em 248,6 mil. A versão com motor a gasolina custa R$ 228,3 mil. Os modelos têm desempenho equivalente, segundo o Instituto Mauá de Tecnologia.
Como são feitos os testes
Para aferir o desempenho dos carros, o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS.
Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).
A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os engenheiros dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto.
Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.
O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.
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