9 de Julho é feriado ou ponto facultativo? Veja os direitos dos trabalhadores

Data em que é celebrado o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 é feriado em todo o estado de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São José do Rio Preto

O funcionário que for convocado a trabalhar no dia 9 de julho, data em que é celebrado o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, pode ter direito a receber hora extra, com adicional de 100%, dependendo do acordo coletivo de sua categoria.

O 9 de julho não é ponto facultativo. A data, que neste ano cairá em um sábado, é feriado em todo o estado, pois marca o início da Revolução Constitucionalista.

Na capital e no Estado de São Paulo, a data não entrou na lista das celebrações antecipadas para conter o avanço da Covid-19.

A legislação trabalhista estabelece que o empregado tem direito a folga em feriados, mas a lei prevê exceções.

Atividades consideradas essenciais, como serviços de transporte, saúde e supermercados possuem autorização para funcionar. No entanto, os funcionários que forem convocados para trabalhar precisam ser compensados pelo dia.

Cliente na região da 25 de Março, centro de comércio popular de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Segundo o advogado Orlando Mazaro Padoan, do escritório Hulsen e Padoan Advogados, essa compensação depende do tipo de acordo coletivo assinado pela empresa ou categoria.

"Praticamente 100% das empresas possuem acordos coletivos assinados que definem os critérios para o trabalho em feriado. Esse dia trabalhado pode ser compensado com uma folga, ou com o pagamento em dobro das horas", diz.

O setor de recursos humanos da empresa ou o sindicato que representa a categoria de trabalho pode esclarecer qual é o acordo assinado em cada caso.

Segundo Ligia Pícoli, diretora da empresa de recursos humanos Fibra RH, a empresa não precisa pagar as horas trabalhadas em dobro, caso ela tenha banco de horas, mas isso também depende do acordo coletivo assinado.

O que acontece se o funcionário faltar

No caso de a empresa optar por manter o expediente e o funcionário faltar ao trabalho sem justificativa, ele estará desrespeitando uma ordem patronal, diz Padoan.

"O empregado não é obrigado a trabalhar no feriado, entretanto, se a empresa se enquadra em atividade essencial, e se ele estava escalado para o trabalho, a falta pode prejudicar atividade da empresa e a equipe escalada para o dia."

Em casos mais graves, se de fato for comprovado que o desfalque prejudicou gravemente a produção, o colaborador pode ser demitido por justa causa, afirma o advogado.

Comércio de São Paulo estará aberto no próximo sábado

Segundo a FecomercioSP, o comércio de rua e as lojas de alimentação em todo o Estado de São Paulo deverão funcionar em horário normal no feriado de 9 de Julho. Cada região, no entanto, decide o horário que as lojas deverão funcionar. Segundo Ivo Dall'Acqua, vice-presidente da federação, as normas coletivas para funcionamento do comércio foram definidas em setembro do ano passado.

"O 9 de Julho é uma data boa para o comércio de forma geral, porque ele é o único feriado do mês", afirma Dall'Acqua. "Neste ano ele cai em um sábado, dia de bastante movimento no comércio, e vem dois dias depois do quinto dia útil, o que deve ajudar bastante nas vendas", diz.

Segundo a Univinco (União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências), o funcionamento do comércio seguirá horário normal neste sábado, das 8h às 15h. A entidade informa que os lojistas começaram a ser comunicados sobre a abertura do comércio na última semana.

De acordo com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o funcionamento do comércio da capital paulista seguirá o horário habitual de sábado, que prevê oito horas de funcionamento. Os funcionários convocados a trabalhar receberão em dobro pelo dia, segundo a entidade. Os empregados que trabalharem no terceiro feriado do ano terão direito a uma folga. Ainda segundo o sindicato, os trabalhadores têm direito a uma refeição ou vale-refeição.

De acordo com o Alshop (Associação dos Lojistas de Shopping), os shoppings vão funcionar das 14h às 20h, seguindo orientação da Prefeitura. Contudo, o lojista tem autonomia de abrir das 10h às 22h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.