Descrição de chapéu Financial Times Facebook Meta

Meta, dona do Facebook, tem primeira queda trimestral de receita

Projeções para próximo trimestre também decepcionam, em meio a desaquecimento do mercado de publicidade digital

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Dave Lee
San Francisco | Financial Times

A Meta, dona do Facebook, registrou sua primeira queda de receita, na comparação anual, no segundo trimestre deste ano, culpando as pressões macroeconômicas. A empresa também apresentou aos investidores uma perspectiva sombria para os próximos meses, com uma projeção de receitas abaixo das estimativas.

A empresa é o mais recente grande player de publicidade online a murchar com a redução de gastos dos anunciantes. Nesta quarta-feira (27), a empresa disse que a receita para o período de abril a junho foi de US$ 28,82 bilhões, uma queda de 1% em relação ao mesmo período de 2021.

Analistas esperavam US$ 28,92 bilhões, de acordo com dados compilados pela FactSet.

Facebook, que pertence à Meta; medida vale inicialmente para o Brasil
Facebook, que pertence à Meta; medida vale inicialmente para o Brasil - Reuters

O lucro líquido da Meta caiu para US$ 6,69 bilhões, de US$ 10,39 bilhões no ano passado. Wall Street projetava um lucro de cerca de US$ 7 bilhões.

A empresa disse esperar que a receita do trimestre atual fique entre US$ 26 bilhões e US$ 28,5 bilhões, abaixo dos US$ 30,4 bilhões esperados por analistas, segundo dados da S&P Capital IQ.

"Essa perspectiva reflete a continuação do ambiente de fraca demanda por publicidade que experimentamos ao longo do segundo trimestre, que acreditamos estar sendo impulsionado por uma incerteza macroeconômica mais ampla", disse o diretor financeiro da Meta, David Wehner.

As ações da empresa caíram cerca de 3% nas negociações após o pregão.

O fundador e executivo-chefe da Meta, Mark Zuckerberg, também anunciou seu plano de sucessão para Sheryl Sandberg, que deve deixar a empresa neste ano, depois de passar 14 anos como diretora de operações.

Wehner, um veterano de dez anos da Meta, assumirá o recém-criado cargo de diretor de estratégia. Susan Li, que está na empresa há 14 anos, será promovida a diretora financeira.

Zuckerberg disse que ele "trabalhava há alguns anos" na reorganização, que divide as responsabilidades de Sandberg em várias funções.

No início deste ano, Zuckerberg procurou tranquilizar os investidores de que os custos de entrada em novas linhas de negócios seriam mantidos sob controle, mas alertou que as receitas devem continuar a registrar "suavidade" no restante deste ano, marcado por volatilidade.

Os resultados da Meta coincidiram com uma tendência de baixo desempenho entre os grandes players da publicidade online –modelo de negócios que sustenta grande parte da economia da internet.

As ações da Snap, proprietária do Snapchat, despencaram cerca de 25% na semana passada, depois que seus ganhos não atingiram as metas dos analistas. A empresa disse que os anunciantes estavam cortando gastos.

O Twitter também registrou queda nas receitas, com diminuição de 1%, quando Wall Street esperava um crescimento de 11%.

O maior player de anúncios online, a Alphabet, controladora do Google, culpou na terça-feira uma retração nos gastos com anúncios depois que as receitas do YouTube ficaram abaixo das expectativas. A receita geral da Alphabet está crescendo em ritmo mais lento em dois anos. No entanto, as ações do grupo de busca subiram 8% na quarta-feira, com seu desempenho geralmente melhor do que os analistas esperavam.

Emergente no setor de anúncios a Amazon divulgará seus resultados do segundo trimestre na quinta-feira (28). O negócio de publicidade da empresa –que inclui produtos patrocinados em sua loja, mas também anúncios em vídeo sob demanda– deve comandar cerca de 15% do mercado geral de anúncios online no próximo ano, segundo a Insider Intelligence.

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