Descrição de chapéu petrobras

Petrobras anuncia corte de preços de combustível de aviação e asfalto

Novos valores passam a valer na próxima segunda-feira (1°)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) que cortará os preços do QAV (querosene de aviação), da gasolina de aviação e do asfalto a partir da próxima segunda-feira (28). Pela manhã, a empresa já havia anunciado redução do preço da gasolina.

O preço do querosene de aviação será reduzido em 2,6%. Já a gasolina de aviação, usada por aeronaves de menor porte, cairá 5,7%. O preço do asfalto será cortado em 4,5%.

Os ajustes de preços de QAV, gasolina de aviação e asfalto são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras dos produtos.

Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro - Sergio Moraes - 16.out.2019/Reuters

O setor aéreo vinha reclamando das constantes altas nos preços, que têm impacto no preço das passagens. Já a escalada do preço do asfalto motiva pedidos de renegociação de contratos entre construtoras e o poder público.

No início do mês, a Abear (associação que representa companhias aéreas como Gol e Latam e Voepass) voltou a defender revisão na política de preços da Petrobras, depois que a estatal anunciou aumento de 3,9% no preço médio do QAV.

Em nota, a empresa esclareceu que os cortes serão feitos em preços praticados pelas refinarias, que vendem os produtos para distribuidoras, responsáveis por postos de abastecimento em aeroportos ou pela venda do asfalto aos consumidores finais.

"Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência, e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV, asfalto e GAV [gasolina de aviação]", disse a Petrobras.

"Desse modo, o método de precificação busca o equilíbrio com o mercado e acompanha as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio."

Também acompanhando as cotações internacionais do petróleo, o preço da gasolina vendida pela Petrobras foi reduzido pela segunda vez este mês, com queda acumulada de 8,6%.

Na quarta (27), o colegiado aprovou proposta que lhe garante a atribuição de supervisionar o cumprimento da política de preços dos combustíveis vendidos pela estatal, com o objetivo de ampliar a blindagem contra interferências do governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.