Descrição de chapéu América Latina

Produtores agrícolas protestam contra governo e interrompem vendas na Argentina

Manifestantes pedem isenção de impostos e normalização do abastecimento de combustíveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gualeguaychu (Argentina) | AFP

As principais organizações de produtores agrícolas da Argentina se manifestaram em rodovias, nesta quarta-feira (13), e suspenderam a comercialização de grãos e pecuária por 24 horas para exigir mudanças na política econômica do governo de Alberto Fernández.

Os produtores pedem isenção de impostos e a normalização do abastecimento de combustíveis. A Argentina enfrenta uma escassez de diesel nas últimas semanas, no auge da colheita.

Um dos principais produtores de alimentos do mundo e primeiro exportador de óleo e farinha de soja, o país foi, por um lado, beneficiado pelo súbito aumento nos preços dos cereais e oleaginosas, como consequência da Guerra da Ucrânia.

Agricultores argentinos protestam em Gualeguaychu - Juan Mabromata - 13.jul.2022/AFP

Por outro, o conflito também encareceu a importação de fertilizantes e de combustíveis, essenciais para o campo. A Argentina importa 60% dos fertilizantes que consome, e 15% são provenientes da Rússia.

O protesto foi organizado poucos dias após a nomeação da nova ministra da Economia, Silvina Batakis, na esteira da renúncia de seu antecessor, Martín Guzmán, em meio a turbulências cambiais e a uma inflação estimada em 76% para este ano.

A expectativa é que as exportações agroindustriais alcancem um recorde de US$ 41 bilhões em 2022, cerca de US$ 3 bilhões a mais do que em 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.