O Audi RS Q3 foi o mais rápido entre os utilitários premium movidos a gasolina, de acordo com os testes feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. O SUV de luxo, que tem motor 2.5 turbo (400 cv), chegou aos 100 km/h em 4,7 segundos.
O modelo de origem alemã também foi o melhor no teste de retomada: precisou de apenas 3,2 segundos para ir de 80 km/h a 120 km/h.
Os alemães dominaram ainda as medições de consumo. As primeiras colocações na cidade e na estrada ficaram com o Mercedes GLA 200 AMG Line, que é equipado com motor 1.3 turbo (163 cv).
O pódio foi ocupado por carros que custam, no mínimo, R$ 329,9 mil. Esse é o valor pedido pelo GLA avaliado.
O modelo mais caro entre os primeiros colocados foi outro Mercedes, o GLS 3.0 turbo. Segundo a tabela da montadora, o preço sugerido para o SUV de sete lugares parte de R$ 876,9 mil.
Já o utilitário esportivo mais rápido da edição 2022 do Ranking Folha-Mauá custa R$ 665 mil, segundo a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
COMO OS TESTES SÃO FEITOS
Para aferir o desempenho dos carros, o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS.
Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).
A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os engenheiros dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto.
Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.
O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.
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